Selected a language:

9 Exercícios Ótimos e Mais Eficazes para Melhorar Sua Visão: Mantenha seus Olhos Saudáveis, Relaxados e Descansados com 9 Práticas Simples

 

9 Exercícios Ótimos e Mais Eficazes para Melhorar Sua Visão. Mantenha seus Olhos Saudáveis, Relaxados e Descansados com 9 Práticas Simples 

 

Rotinas simples melhoram a saúde dos seus olhos e atrasam o uso de óculos

 

 

Você sabia que a cada cinco pessoas no mundo, cerca de 285 milhões de pessoas, apresenta algum problema de visão?

 

Você sabia que a prática de exercícios oculares pode ser uma grande aliada para melhorar sua visão?  Isso mesmo, além de manter seu corpo saudável, os exercícios também podem fortalecer sua visão e prevenir o surgimento de doenças oculares.

 

E que aproximadamente 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados através da prevenção e tratamento adequados?

 

Confira agora os 9 melhores exercícios e práticas para melhorar sua visão e mantenha seus olhos saudáveis por muito mais tempo:

 

 

 

1 - Palming

 

Começamos com um exercício simples e relaxante. O palming consiste em esfregar as mãos até que elas fiquem quentes e depois colocá-las sobre os olhos fechados, sem pressioná-los. Essa técnica ajuda a diminuir o estresse ocular e a relaxar os músculos da visão. Um estudo publicado na revista Ophthalmology mostrou que essa prática pode ajudar a diminuir os sintomas da fadiga ocular.

 

 

 

2 - Yoga para os olhos

 

Assim como a yoga para o corpo, existem também exercícios específicos para os olhos que ajudam a relaxar e fortalecer os músculos da visão. Alguns exemplos são o exercício das rotações oculares. A Academia Americana de Oftalmologia recomenda exercícios simples, como movimentar o olhar na forma de um "N", "U" ou "8", para ajudar a fortalecer e coordenar os músculos oculares.

 

Como qualquer outro músculo do corpo, os olhos também podem ser exercitados.

 

 

 

3 - Piscar mais

 

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, é comum passarmos horas em frente às telas de celulares, computadores e TV. Isso pode causar a chamada "síndrome do olho seco", que pode levar a problemas oculares mais sérios. Por isso, piscar mais pode ajudar a umedecer e lubrificar os olhos, evitando o ressecamento.

 

Um estudo da Universidade de Iowa comprovou que piscar frequentemente também pode reduzir os sintomas de fadiga ocular em pessoas que trabalham muitas horas na frente do computador.

 

 

 

 

4 - Foco de perto e de longe

 

É comum passarmos muito tempo focados em telas de computador ou televisão, o que pode prejudicar nossa visão de perto. Por isso, é importante praticar o foco de perto e de longe: escolha um ponto a alguns metros de distância e, em seguida, um objeto próximo. Alterne o foco entre eles algumas vezes, fazendo pequenos movimentos com a cabeça.

 

 

Ao invés de focar apenas em objetos próximos, faça pausas para olhar para o horizonte. Além de descansar os olhos, isso ajuda a prevenir problemas de visão, como miopia.

 

 

 

 

5 - Siga o dedo

 

Outro exercício simples é seguir um dedo com os olhos, movimentando-o para cima, para baixo e para os lados. Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos oculares e a melhorar o controle de movimento dos olhos.

 

 

 

 

6 - Ler em movimento

 

Já pensou em ler um livro ou revista enquanto caminha? Além de ser uma forma de se exercitar, esse hábito também pode ser benéfico para a saúde dos olhos. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, ler em movimento pode ajudar a melhorar a capacidade de foco e a agilidade dos olhos.

 

 

Além de melhorar a saúde do corpo, caminhar ao ar livre também traz benefícios para a visão. A exposição à luz solar e ao ambiente natural estimula a produção de vitamina D, importante para a saúde ocular.

 

 

 

 

7 - Trataka

 

Essa técnica hindu consiste em fixar o olhar em um objeto e tentar memorizá-lo. Feche os olhos e tente manter a imagem na mente o máximo que puder. Com o tempo, sua memória visual irá melhorar.

 

 

 

 

8 - Água morna

 

Se seus olhos estão cansados, tente lavá-los com água morna. Essa dica simples pode ajudar a relaxar a musculatura ocular.

 

 

 

9 - Lentes Perigosas

 

Cuidado com lentes de contato: apesar de serem uma opção prática, as lentes de contato não substituem os óculos. Evite usá-las por longos períodos de tempo e deixe seus olhos "respirarem" para evitar complicações. Não é segredo que passamos muitas horas olhando para telas de computadores e celulares, forçando nossos olhos. Por isso, é importante dar uma pausa a cada 3 ou 4 horas, permitindo que eles relaxem.

 

 

 

Não espere mais para cuidar da saúde dos seus olhos. Inclua esses exercícios simples em sua rotina e tenha uma visão mais nítida e saudável. Previna doenças oculares.

 

Lembre-se: os exercícios são comprovados cientificamente, mas é sempre importante consultar um médico especialista regularmente para manter seus olhos em dia.

 

 

Cuide-se!

 

 

Por B. Barros

E-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

Tags: #exercíciosparaavista #visãosaudável #olhosfortes #prevençãodecidadeseoculares

 

VisãoSaudável #ExercíciosParaOsOlhos #CuidadoComAVisão #LentesDeContato #Trataka #MassagemOcular #SucoDeCenoura #CuidadoDiário 

 

 

 

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: