Selected a language:

Fake: Olhos Azuis Não São Azul: Conheça o Segredo Da Ilusão da Cor dos Seus Olhos Azuis, Verdes, Castanhos...

 

 

Olhos Azuis Não São Azuis. Por que olhos azuis não são realmente azuis. O Que Está Por Trás do Segredo Da Cor dos Seus Olhos

 

Por que olhos azuis não são realmente azuis

 

Estatísticas mostram que cerca de 8% da população mundial possui olhos azuis, sendo um pouco mais comum em Europeus, com cerca de 17,5%. O continente europeu também tem o maior número de olhos cinza, em torno de 34%. A Ásia é o único continente no qual olhos azuis são raros, tendo apenas 0,1% de população com essas tonalidades.

 

 

Por outro lado, olhos verdes, comuns na Irlanda e Escócia, são os mais raros: estima-se que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. Embora ainda haja outras tonalidades como o castanho, o amarelo e o marrom, o azul, o cinza e o verde são as cores oculares mais comuns em todo o mundo.

 

 

Mas a verdade é que quando vemos alguém com olhos azuis eles não são realmente azuis!

 

 

Mas então, se os olhos azuis não são realmente azuis, então o que eles são? Mais importante: como a genética está por trás deles?

 

 

A resposta está na integração genética e bioquímica. De acordo com artigo publicado na revista científica Progress in Biophysics and Molecular Biology, os olhos azuis são realmente cinzas com pigmento azuloso refletivo. Isso significa que, quando a luz branca entra nos olhos azuis, ele não absorve nenhum dos comprimentos de luz, exceto o azul. O pigmento azuloso refletivo espalha então a luz azul que penetra nos nossos olhos, produzindo uma ilusão de nossa cor favorita.

 

 

Cada pessoa tem uma chance de 1 a 5 de nascer com olhos azuis. Essa é a probabilidade de herdar os genes codificados para olhos azuis, em vez de marrons ou outros tons. No entanto, isso pode mudar de acordo com os pais e a etnia. Quando as duas pessoas têm o gene recessivo para olhos azuis, existe uma boa chance de um bebê com olhos azuis. De acordo com o Handbook Of Genetics, a cor dos olhos marrons geralmente é dominante sobre a cor dos olhos azuis, mas às vezes o gene codificado para olhos azuis é hereditário.

 

 

A genética dos olhos azuis se transmite entre casais onde um dos cônjuges não tem um caso de olhos azuis na família, mas o outro tem. Quando uma das pessoas tem o gene codificado para olhos azuis, isso pode ser transmitido para o seu parceiro. Assim, mesmo que um dos pais não tiver olhos azuis, eles ainda podem fornece o gene para olhos azuis para seu bebê, combinado com o gene do outro parceiro.

 

 

Então, quando alguém diz que você tem olhos azuis como o céu, é verdade: o céu e os olhos não são de fato azuis.

 

 

Em vez disso, o azul é criado pelo fenômeno de luz e pela ausência de pigmento.

 

 

Uma linda ilusão de combinar física e genética que cria uma das características mais fascinantes de nós humanos!

 

 

A ausência de pigmento e o fenômeno físico conhecido como efeito Tyndall criam uma ilusão que parece azul!

 

 

Nós sabemos que a mutação genética que criou os olhos azuis ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás.

 

 

Ela desligou a capacidade do corpo de produzir melanina no estroma das íris.

 

 

Isso significa que a camada superior da íris é translúcida e, como não há pigmento para refletir a luz recebida, entra então o efeito Tyndall.

 

 

Este fenômeno dispersa a luz, fazendo com que pareça azul.

 

 

Para os olhos verdes, existe uma pequena quantidade de melanina que lhes dá uma tonalidade castanha clara, mas, onde não há pigmento, a luz é espalhada e misturada a outras cores, gerando um tom verde. Já os cinzentos têm depósitos excessivos de colágeno que bloqueiam as tonalidades azuis que criariam o efeito Tyndall.

 

 

Genética à parte, você pode ficar com os ollhos azuis, verdes ou da cor que quiser de forma artificial: é só usar lentes de contato da cor que desejar. :)

 

 

 

Por Gabriel Barros

e-mail: [email protected]

 

Fontes Científicas:

 

- Progress in Biophysics and Molecular Biology, J. M. Sharpe & P. R. H. Harrison.

- Handbook of Genetics, Volume 4, A. J. F. Griffiths.

 

 

 Tags: Olhos Azuis, Genética, Herança Genética, Hereditariedade, Investigação Científica

 

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: