Selected a language:

Os 10 Passos para ser Feliz Já: As Dicas essenciais para Superar Tristeza e Melhorar sua Saúde Mental

 

 Ficar estressado, triste e deprimido é uma realidade global de nossa vida moderna. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse foi declarado uma epidemia de saúde mental em 2019 e pode afetar seriamente a saúde mental das pessoas.

 

 

Por outro lado, existem maneiras simples e rápidas de combater esses males, tais como a terapia cognitiva, a terapia de aceitação e compromisso e práticas anti-stress, como meditação mindfulness, yoga e tai chi e outras atividades.

 

 

Ter atitudes positivas e ações conscientes relativas à saúde mental pode ajudar a lidar com o caos da vida moderna e alcançar a felicidade e a paz de espírito. Essas práticas, segundo o Dr. Robert Leahy, diretor do American Institute for Cognitive Therapy, tornam a vida mais saudável e equilibrada. Estudos publicados no Journal of Consulting and Clinical Psychology e no Drug Design, Development and Therapy trazem resultados semelhantes.

 

 

10 passos inovadores para aumentar o seu bem-estar e superar o estresse e a tristeza

 

 

 

  

1 - Exercite a gratidão: Antes de adotar qualquer medida ativa, é importante aprender a reconhecer e expressar gratidão para os nossos pontos fortes e para as pessoas importantes em nossas vidas. Segundo um estudo recente da Harvard Medical School, sentir gratidão melhora a satisfação com a vida e as atitudes positivas.

 

 

 

2 - Pratique a Resiliência: Aprenda a enfrentar desafios e aproveitar a oportunidade de fazer mudanças, pois essa é uma habilidade que nos prepara para lidar com as dificuldades que a vida traz. Uma pesquisa da Universidade de Missouri-St. Louis descobriu que pessoas que desenvolviam habilidades de resiliência experimentaram menos ansiedade, depressão e estresse.

 

 

 

3 - Exercite-se Regularmente: a atividade física melhora a saúde mental e tem sido associada à maior bem-estar psicológico, de acordo com uma pesquisa do National Institute of Mental Health dos EUA. Além disso, os exercícios físicos regularmente liberam endorfinas, que aumentam o bom humor e amenizam os sentimentos de tristeza, ajudando a enfrentar os problemas do dia a dia.

 

 

 

4 - Use a técnica de respiração: De acordo com um estudo publicado na Nature, a respiração consciente pode reduzir o estresse, nos ajuda a relaxar, manter o controle e voltar à nossa condição de equilíbrio. As etapas básicas aconselhadas por médicos incluem sentar-se ou deitar-se em um local calmo, respirar lentamente, prestar atenção à respiração e tentar liberar o corpo de tensões.

 

 

 

5 - Medite: A meditação tem sido usada com sucesso por milhares de anos para aumentar a consciência de si mesmo, reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. Estudos científicos recentes descobriram que a prática de meditação regularmente ajuda a controlar e a prevenir o estresse e as emoções negativas, ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar o foco, a concentração e a produtividade.

 

 

  

6 - Não seja rígido demais com seu autocontrole: Ter autocontrole significa controlar sua própria vontade e ações, mas também significa ser paciente demais e não cobrar a si mesmo em situações difíceis. De acordo com um estudo da Universidade de Buffalo, tomar decisões conscientes em cada situação diminui o estresse, alivia a ansiedade e melhora a produtividade.

 

 

 

7 - Se concentre nas tarefas prioritárias: O foco total nas tarefas pela ordem de importância nos impede de nos sentirmos exaustos. Segundo um artigo da Forbes, evite ser multitarefa, isto é, tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, perdendo o controle. Divida suas atividades em tarefas menores, em blocos menores, para ser mais produtivo. Além disso, não se esqueça de se recompensar por cada tarefa concluída - isso pode ajudar a aumentar a sua motivação.

 

 

 

8 - Desafie-se e experimente coisas novas: Se você está se sentindo enfadonho e estressado, experimentar algo diferente é sempre uma boa maneira de se livrar desse sentimento. Desenvolver novos hobbies e interesses, encontrar novas oportunidades e experiências, viajar ou simplesmente sair com amigos pode ajudar a aumentar o bem-estar.

 

 

 

9 - Evite os excessos: Você não necessariamente tem que parar de beber ou de fumar, mas você precisa de discernimento. Excesso de álcool, cigarros e outras substâncias afetam o humor, o sono, o estado de alerta e a tomada de decisão, além de reduzir a produtividade. A limitação da ingestão de substâncias excitantes ou do uso de álcool, particularmente durante períodos de estresse, reduzir o risco de depressão e ansiedade.

 

 

 

10 - Desenvolva o Hábito de Pensar em coisas vantajosas e positivas: Ter a habilidade de olhar para as coisas de forma positiva é vital para manter um senso de felicidade. Lidar com desafios e fracassos cotidianos pode ser difícil, mas é muito importante você não ceder à obsessão pelo fracasso e ter uma perspectiva otimista.

 

 

 

Uma investigação liderada pela Universidade de Harvard descobriu que nos concentrar em pensar de forma otimista aumenta o bem-estar, a saúde e a motivação. Entender como lidar com o estresse é uma habilidade vital para desfrutar de um nível de satisfação geral na vida. Seguindo os passos acima, você pode manter o equilíbrio emocional desfrutando de etapas positivas para o bem-estar e desenvolvendo boas habilidades para superar o estresse.

 

 

É importante ressaltar este é um artigo informativo sobre os estudos e práticas: se você estiver precisando de ajuda mais especializada, procure assistência médica.

 

 

Por Gabriel de Barros

e-mail:redaçã[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: #Estresse #Saúde Mental #Terapia Comportamental #MedidasAntistress #Felicidade  #OMS #terapiacognitiva #Saúdemental #Felicidade #PráticasAnti-Stress

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: