Selected a language:

Como melhorar a saúde mental?: Confira as 5 práticas mais efetivas contra ansiedade, depressão, para dormir melhor

A pandemia da Covid-19 trouxe para um cenário mundial inúmeras consequências jamais imaginadas. Todos tiveram que readaptar suas vidas, transformando todo o modelo de comportamento tanto da vida pessoal como profissional, trazendo, meses depois, grandes mudanças.

5 dicas para melhorar saúde mental.  As melhores práticas para dormir melhor e diminuir ansiedade e depressão

 

Segundo dados levantados pela pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil lidera a lista de 11 países com mais casos de depressão e ansiedade durante esse período de isolamento social e os desafios do equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal. Representando 63% casos de ansiedade e 59% de depressão.

Desde março de 2020, o Gympass registrou mais de 5 milhões de utilizações  de práticas para o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde.

"Saúde mental não pode ser entendido somente como um estado de ausência de doenças, mas como uma capacidade de transitar de forma saudável entre momentos de alegria e de tristeza, possibilitando uma relação dialética com o mundo, onde sempre buscamos o desenvolvimento e crescimento pessoal e do grupo em que convivemos", diz Renan Luongo, psicólogo da Vittude.

 

Neste contexto, destacamos abaixo 5 práticas simples para encaixar no seu dia a dia e ajudar a melhorar a saúde mental.

 

DICA 1 - Tire de 5 a 10 minutos do seu dia para práticas de relaxamento, como meditação ou mesmo técnicas de alongamento.

 

DICA 2 - Trabalhe com metas realistas, tanto pessoais quanto no âmbito do trabalho. Colocar objetivos muito difíceis de serem alcançados pode gerar mais estresse do que uma relação saudável de competição.

 

DICA 3 - É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais. Tente desligar-se de aparelhos eletrônicos cerca de 1 hora antes de dormir.

 

DICA 4 - Busque estar próximo das pessoas que você ama e te fazem bem, como família e amigos, mesmo que virtualmente. Os bons relacionamentos são fundamentais para a saúde mental.

 

DICA 5 - Procure ajuda quando sentir dificuldades, nenhum de nós precisa aguentar todas as dificuldades da vida sozinho. Assim que você perceber que algo não está certo, que você não se sente tão bem como antes, procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas para o seu desconforto, físico ou mental.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: