Selected a language:

As 19 Ervas Mais Repelentes de Insetos: Odor natural afasta mosquitos, baratas, pulgas, moscas e outros insetos da sua casa

Com a proliferação de insetos, uma alternativa para afastá-los de casa ou do jardim é recorrer a plantas repelentes.

O que faz com que as plantas tenham ação repelente são seus óleos essenciais, cujo odor incomoda os insetos.

“Isso não quer dizer que os insetos vão desaparecer só por você ter plantada uma alfazema, um alecrim ou um canteiro de crisântemos, mas com certeza vão diminuir”, acrescenta o blog Estágio no Sítio dos Herdeiros.

A quantidade de insetos e pragas tem relação direta com fatores como água parada, zonas sombrias e úmidas e com o calor.

 

Saiba quais são as melhores plantas e ervas aromáticas como repelentes:

 

1 - Manjericão

O manjericão é repelente para moscas, baratas e mosquitos. Então, você pode ter seus vasos nas entradas naturais – portas e janelas –, onde bata sol. O seu aroma impedirá, em alguma medida, a entrada de insetos na sua casa e, como acréscimo, você terá sempre manjericão fresco para saladas, molhos e sopas.

 

 

2 - Lavanda (alfazema)

Repele traças, pulgas, moscas e mosquitos. Para obter este efeito, coloque maços de alfazema espalhados pela casa, pendurados nas janelas, sobre os móveis, e sachês de flores de alfazema dentro das gavetas. A alfazema era usada até para afastar escorpiões – com vasos desta planta nas janelas. Uso muito antigo.

 

 

3 - Capim-limão

Também conhecido como capim-santo ou lemongrass, parente da citronela que, como esta, é um repelente de mosquitos. O melhor jeito de se usar é extrair seu óleo essencial e passar pela casa, com um pano úmido.

 

 

4 - Tomilho-limão

É uma variedade de tomilho que tem as folhas pintadinhas de amarelo e um cheiro ativo de limão. É repelente de mosquitos, cresce bem em solos rochosos e ensolarados. Para usar o seu efeito repelente corte as ramas e macere-as com as mãos. Isso liberará os aromas que nos gostamos e que os mosquitos detestam. Tenha cuidado, pois pode dar alergia de contato.

 

 

5 - Tomilho

Tem os mesmo efeitos do tomilho-limão e é excelente para chás contra resfriados.

 

 

6 - Hortelã - ativa repelente de mosquitos. É melhor cultivar a hortelã em vasos, pois esta planta se espalha de forma agressiva e ocupará todo o seu jardim.

 

 

7 - Alecrim

O alecrim é uma planta linda, que na primavera, quando o sol bate, solta uma infinidade de flores azuis, minúsculas e expande seu aroma por toda a casa. Tenha vasos de alecrim em suas janelas e espalhe alguns pelo jardim.

 

8 - Louro

Use as folhas de louro, espalhadas pela casa, para repelir moscas e baratas.

 

 

9 - Cebolinha

As flores da cebolinha são aromáticas e repelem moscas e pulgões. Plante cebolinha no meio da horta, especialmente em volta das cenouras.

 

 

10 - Endro

Uma erva aromática muito usada na Europa e ótima repelente de pulgões, ácaros e pragas que atacam o repolho e os tomates. É parente da erva-doce.

 

 

11 - Erva-doce

Excelente repelente para pulgões, lesmas e caracóis. Plante, com o endro, pelas beiradas das sua horta.

 

 

12 - Erva-cidreira

Repele os mosquitos.

 

 

13 - Orégano

Repele muitas pragas e fornece cobertura de solo e umidade para pimentas.

 

 

14 - Salsinha

É repelente de besouros e indispensável na cozinha.

 

 

15 - Cebola

Plante cebolas na horta, em volta dos tomateiros, pimentões, batata, repolho, brócolis e cenouras. A cebola espanta pulgões, lesmas, moscas e outras pragas comuns. Se tiver roseiras, plante cebolas junto. O mesmo efeito têm outras ervas da família Allium, como a cebolinha e o alho-poró e cebolinha.

 

16 - Crisântemos

São ideais para repelir baratas, formigas, besouros japoneses, carrapatos, traças, piolhos, pulgas, percevejos, ácaros, insetos arlequim e até os nematoides dos ramos, pois contêm peritroides, o composto que se usa nos inseticidas em spray.

 

 

17 - Malmequer

Contra pulgões, mosquitos e outras pragas (inclusive afasta os coelhos) e cujas raízes afastam os nematoides do solo. Plante os malmequeres em volta dos canteiros de hortaliças.

 

18 - Capuchinha

É muito boa para afastar a mosca branca que ataca as couves, em geral. Para além do mais, é muito bonita e ótima em saladas.

 

 

19 - Tagetes, ou cravos de defunto

Têm as mesmas qualidades repelentes dos crisântemos.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: