A Umbanda é a religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no Sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma "religião brasileira por excelência" com um sincretismo que combina o Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.
O dia 15 de novembro, é considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda e foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.
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DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM JANEIRO
01 - Dia Mundial da Paz
06 - Dia de Reis
20 – São Sebastião - Dia de Louvação a Oxossi e da Linha dos Caboclos
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM FEVEREIRO
02 - Nossa Senhora dos Navegantes - Dia de Louvação a Iemanjá
13 - Louvação a Omulu - Início da Quaresma
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM MARÇO
06 – Dia Mundial da Oração
19 – Dia de São José
29 - Sexta-Feira da Paixão - Fechamento de Corpo
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM ABRIL
19 - Dia de Logunedé e Dia de São Expedito
23 - Dia de São Jorge - Dia de Louvação a Ogum
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM MAIO
13 - Dia de Louvação aos Pretos Velhos - Dia da abolição da escravatura
25 - Dia da Falange Cigana. Dia de Santa Sara Kali (Padroeira dos Ciganos)
30 - Dia de Santa Joana D'Arc - Dia de Louvação a Obá
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM JUNHO
13 - Dia de Santo Antonio de Pádua - Dia de Louvação do Orixá Exu e da falange dos Exús e Pombagiras
24 - São João Batista - Dia de Louvação a Xangô
29 - São Pedro e São Paulo - Dia de Louvação a Xangô Aganju
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM JULHO
25 - São Cristovão
26 - Nossa Senhora Sant'Anna - Louvação do Dia de Nanã Burukú
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM AGOSTO
15 - Nossa Senhora da Glória - Louvação a Iemanjá
16 - São Roque - Louvação a Obaluaye/Omulú
24 - Dia de São Bartolomeu - Louvação do Dia de Oxumarê
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM SETEMBRO
05 - Louvação ao Sr. Tranca Rua das Encruzilhadas
27 - São Cosme e São Damião - Louvação a Ibeji
28 - Festa Umbandista
29 - São Miguel Arcanjo - Louvação a Logum Edé
30 - São Jeronimo - Louvação a Xango Agodô (almas)
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM OUTUBRO
02 - Dia do Anjo da Guarda
04 - Dia de Irôko. Dia de São Francisco de Assis
05 - Dia de Ossaim (Obrigação Anual a Ossaim). Dia de São Benedito
07 - Obrigação Mensal as Pombagiras e Exús
12 - Dia das Crianças. Dia de Nossa Senhora Aparecida
12 - Louvação ao Sr. Tranca Rua das Almas
17 - Louvação ao Sr. Marabô
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM NOVEMBRO
01 - Todos os Santos - Louvação às Almas
02 - Finados - Louvação a Omulu
07 - Obrigação Mensal as Pombagiras e Exús
15 - Dia da Umbanda
20 - Dia da Consciência Negra
DIAS COMEMORATIVOS DA UMBANDA EM DEZEMBRO
04 - Santa Bárbara - Louvação a Iansã
07 - Última Obrigação do ano às Pombagiras e Exús
08 - Dia de Oxum e Obrigação Anual a orixá Oxum. Dia de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição - Louvação a Oxum e Iemanjá
13 - Dia de Ewá e Dia de Santa Luzia
14 - Obrigação Anual para Ewá.
15 - Obrigação Anual a Oxalá
17 - Obrigação Anual a Omulú-Obaluaiê - Dia de São Lázaro
25 - Louvação a Oxalá - Natal
04 a 31 - Rituais Especiais para Iemanjá para finalizar o ano na Umbanda Louvação a Iemanjá - encerramento do ano
31 - Reveillon – Obrigação Anual a Iemanjá
HISTÓRIA DA UMBANDA
"Umbanda" ou "embanda" são oriundos da língua quimbunda de Angola, significando "magia", "arte de curar". Há também a suposição de uma origem em um mantra na língua adâmica cujo significado seria "conjunto das leis divinas" ou "deus ao nosso lado".
Também era conhecida a palavra "mbanda" significando “a arte de curar” ou “o culto pelo qual o sacerdote curava”, sendo que "mbanda" quer dizer “o Além, onde moram os espíritos”.
Após o Congresso de 1941, declarou-se que "umbanda" vinha das palavras do sânscrito aum e bhanda, termos que foram traduzidos como "o limite no ilimitado", "Princípio divino, luz radiante, a fonte da vida eterna, evolução constante".
Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a Umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais do Rio de Janeiro, por meio de decreto.
Crenças e práticas
Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda, no Estácio, que foi a primeira instituição cadastrada no mapa de terreiros de Umbanda da cidade do Rio de Janeiro
A Umbanda pode ter várias vertentes com práticas diversas, nomeadas de diferentes formas como Umbanda Tradicional, Primado de Umbanda, Umbanda de Nação ou Umbanda Mista, Umbandomblé, Umbanda Esotérica, Umbanda Astrológica, Umbanda Sagrada, Umbanda da Magia Divina, Umbanda Omolocô, Umbanda Crística. Essas diferentes vertentes partilham o culto a entidades ancestrais e a espíritos associados a divindades diversas, que podem pertencer ao Catolicismo, a cultos africanos, hindus, árabes entre outros. Apesar de diferentes vertentes existem alguns conceitos encontrados que são comum a todas, sendo estes:
- Um deus único e onipresente, chamado Olorum ou Zambi.
- Crença nas Divindades ou Orixás
- Crença na existência de Guias ou entidades espirituais
- A imortalidade da alma
- Crença nos antepassados
- A reencarnação
- Lei de causa e efeito pela qual os umbandistas pagam o Bem recebido com o bem e o Mal com a justiça divina[45]
- Também se fundamentam na obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos, como a fraternidade, a caridade e o respeito ao próximo. Além desses preceitos também estão a necessidade da prática mediúnica como por exemplo servindo de "aparelho" (o medium) para viabilizar a comunicação entre espíritos e Orixás com os seres humanos.
Ritos
Os rituais da Umbanda visam evocar o Orixá ancestral e toda sua hierarquia composta por Orixás menores, Guias e Protetores. Os rituais não têm forma ou modo definido de modo que variam de casa para casa e estão subordinados às decisões de cada Pai-de-santo e cada entidade protetora do terreiro.
Alguns termos e rituais comumente mencionados:
Giras, é como são chamadas as sessões onde se reúnem os espíritos de várias categorias, as giras podem ser festivas, de trabalho ou de treinamento.
Bater cabeça, é como é chamado o ato de prostração, a reverência dada ao chefe do terreiro, por exemplo. O contexto desse gesto varia de terreiro para terreiro, sendo unânime que seja feito antes da defumação.
Defumação, é usada para purificar o ambiente, através do seu aroma desfaz no ambiente todo o negativo expulsando os espíritos trevosos.
Passe, é o gesto de imposição de mãos presente também no kardecismo
Pontos riscados são diagramas desenhados no chão como ângulos, retas, símbolos representativos, desenhos geométricos, pontos cardeais, etc representando a assinatura do Guia
Pontos cantados são as músicas e cantos entoados como forma de louvor ou invocação.
Oferendas são a prática de dispor comida ritual e objetos específicos nos templos ou locais ao ar livre, em dias e para fins especiais. As oferendas são agradecimentos aos Guias e Orixás. As vertentes com mais influência dos cultos africanos como a Umbanda de Nação se utiliza de ebós que são para finalidades próprias como reequilibrar aspectos da vida da pessoa, porém, diferente de alguns cultos africanos, a maioria dos terreiros de Umbanda não se utilizam do sacrifício de animais.Mesmo assim alguns terreiros de linhas mais africanizadas o fazem, principalmente os dos rituais Almas e Angola e Omolokô, por exemplo.
Descarrego é o nome dado a rituais para limpeza espiritual ou livrar-se de cargas negativas, podem ser banhos com ervas especiais como a Guiné, Espada-de-ogun etc ou rituais como a Roda de fogo" que usa pólvora.
Batismo, como ocorre em muitas outras religiões, só pode ser realizado por líderes religiosos, no caso o Babalorixá ou a Ialorixá.
Entidades
Os espíritos (entidades) que trabalham na Umbanda são organizados em linhas e falanges (legiões) de uma forma quase militar. Cada linha está sob a direção de uma deidade africana ou Orixá ou Orisha, enquanto os nomes e configurações exatas variam dentro da Umbanda, eles são em sua maioria compostos a partir de divisões étnicas, por exemplo, "Povo de Moçambique", "Legião de Tupi-Guarani". Em geral, os espíritos nos rituais da Umbanda se enquadram nas seguintes categorias:
- Caboclos, espíritos indígenas, como o Sete Encruzilhadas
- Pretos Velhos, os espíritos de velhos escravos brasileiros
- Exus, mensageiros dos orixás; entidades mais próximas dos humanos, protegendo as suas estradas, caminhos.
- Pomba Giras, entidades da linha da esquerda com hierarquia própria.
- Crianças.
Todas os acima são chamados de "espíritos de luz" porque trabalham para o bem, há também os espíritos banidos da Umbanda que são ditos trabalharem para o lado obscuro, dentro da Quiumbanda, um tipo de oposto negativo da Umbanda.
Hino da Umbanda
Refletiu a Luz Divina, tem autoria atribuída a José Manoel Alves. No Segundo Congresso Nacional de Umbanda, em 1961 no Rio de Janeiro, a música foi oficialmente reconhecida como o Hino da Umbanda.
Refletiu a luz divina
Em todo seu esplendor
É do Reino de Oxalá
Onde há paz e amor
Luz que refletiu na Terra
Luz que refletiu no Mar
Luz que veio de Aruanda
Para tudo iluminar
Umbanda é paz e amor
Um Mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
E a grandeza nos conduz
Avante filhos de fé
Como a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá.
Fonte: Wiki
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