Selected a language:

5 dicas para acalmar: Saiba como ouvir os sinais do seu corpo e se livrar do estresse

*Por Daniela Mattos

 

Na vida moderna, está cada vez mais difícil manter a tranquilidade, controlar as angústias e ansiedade, principalmente diante de momentos desafiadores que nós enfrentamos.

 

Acumulamos estresse e questões que muitas vezes ignoramos. Mas o nosso corpo não. Por isso, selecionei cinco dicas para ajudar você aprender a escutar seu corpo:

 

 

1 - Respeite os sinais

 

No mundo moderno com rotina multidisciplinar, é cada vez mais comum ignorarmos dores e alertas do nosso corpo. Quantas vezes deixamos passar incômodos físicos e emocionais, sem nós mesmos? Mas, acredite, o nosso corpo é sábio e é necessário aprender a escutar o que ele diz para viver de forma mais equilibrada e saudável. O descanso não deve ser ignorado.

 

Separe um tempo para relaxar. Você pode meditar, ler, fazer uma atividade física que goste. O importante é ter esse momento de desconexão com o mundo à sua volta. Acredite, esse tempo é essencial.

 

 

 

2 - O corpo ouve tudo que sua mente diz

 

Dores no corpo, palpitações, insônia. Quantos desconfortos físicos não estão ligados simplesmente aos nossos pensamentos, nossos medos e nossas angústias? Muitas vezes exames clínicos não são capazes de identificar o problema e o corpo está apenas reagindo a vibração que a mente está emitindo.

 

De maneira rápida, a melhora pode vir de atitudes mais simples como alimentação saudável e atividade física. Cada célula do nosso corpo registra a mudança e entende o cuidado que você está tendo com o seu todo. Procure atividades que te auxiliem no processo da cura. Eu sou a prova disso, afinal, minhas dores eram decorrentes de uma vida estressante e que não me trazia satisfação. Para mim, a solução foi o yoga.

 

 

 

3 - Meditar é respirar, apenas

 

Se você às vezes esquece de meditar, aqui vai uma dica que eu mesma sigo: coloque um alarme no telefone três vezes ao dia. Quando ele tocar, note como está a sua respiração. Veja se está rasa, se está afobada. Ter consciência da sua respiração é de extrema importância para entender seus níveis de estresse e ansiedade. Faça uma respiração lenta e profunda por 1 minuto, se possível. Aos poucos, você vai criar o hábito de observar a sua respiração e ficar consciente quando ela está rasa ou afobada.

 

 

 

4 - Escreva o que você está sentindo

 

Essa é uma boa sugestão para tentar entender os seus pensamentos e lembrar de momentos que às vezes ignoramos. Dores no corpo, geralmente, indicam que algo não está bem dentro de você.

 

Às vezes nos esquecemos de possíveis dores e sensações que sentimos anteriormente. Manter um diário funciona como uma cápsula do tempo e ler tudo novamente com as nossas próprias palavras, nos ajuda a entender aquele momento. Dessa forma, é possível identificar sinais que tenham se tornado mais frequentes sem que tenhamos percebido.

 

 

 

5 - Autoconhecimento gera confiança, acredite, você pode ser seu próprio guru

 

Ao encarar as causas da minha dor física de frente, entendi que a razão das dores eram emoções de uma vida inteira que foram ignoradas. Escrevi um livro todo sobre isso. Nele, pude apresentar minha jornada de autoconhecimento para entendermos que, sim, podemos ser nossos próprios gurus. Por meio das práticas do livro, acredito que é possível descobrir que dentro de cada um de nós existe uma sabedoria infinita. O seu próprio Guru está pronto para lhe auxiliar em sua jornada também.

 

 

 

*Daniela Mattos é escritora e instrutora de yoga e meditação. Especializada em Kundalini Yoga.

@danielamattos_yoga

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: