Selected a language:

Nova Energia do Lixo: Solução inédita mais eficiente e barata

Brasil inaugura solução tecnológica inédita de reciclagem e recuperação energética do seu lixo urbano e industrial

 

O Brasil já tem à disposição de seu mercado urbano e industrial a primeira e inédita tecnologia de reciclagem e recuperação energética do seu lixo urbano e industrial batizada de FlashBox®. Ela é capaz de gerar de 1 até 2 MW de energia por tonelada de resíduo processado já está disponível para operar tanto em municípios como em indústrias. Sua proprietária é a empresa nacional Zeg Ambiental, fundada em 2012. O seu fundador e CEO, André Tchernobilsky, realizou uma pesquisa informal pelo mundo e verificou que os países com o maior número de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são os maiores recuperadores de energia de resíduos, esses mesmos países ainda são os com as maiores taxas de reciclagem de resíduos, 

 

No Brasil 96% dos 5.700 municípios estão abaixo de 100.000 habitantes e são cidades que geram até 100 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos (lixo) e isso não oferece uma escala técnica e econômica para os chamados projetos de WTE – grandes usinas geradoras de energia através do lixo urbano. Nesse universo, o Brasil mantém mais de 3.000 lixões abertos sem qualquer cuidado ambiental.

 

 

Como funciona

 

O projeto dos reatores são implantados depois de passarem por uma licitação nos municípios interessados ou através de uma Parceria Público Privada (PPP). Vencendo essa etapa, o projeto é implantado com a cobrança de uma taxa sobre o lixo, sempre menor que o município paga atualmente. A implantação demora de 8 até 12 meses e os contratos podem variar entre 20 e 30 anos.

 

“Somos capazes de gerar de 1 a 2 MGW por tonelada de resíduos recuperados. Podemos atender com essa solução qualquer município acima de 12 mil habitantes”, diz ele. A solução traz também a opção de um contêiner de 20 pés para operações menores, com a mesma escola de eficiência., diz  André Tchernobilsky.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: