Selected a language:

Mal de Parkinson: Inteligência Artificial é novidade no tratamento da doença

Saiba o que é e quais os tratamentos do Mal de Parkinson. 


Nova pesquisa publicada no Lancet Digital Health descreve um novo modelo de inteligência artificial (IA) que agrupa os padrões de sintomas típicos da doença de Parkinson;

 

O modelo também prevê a progressão desses sintomas em termos de tempo e gravidade. Para fazer isso, o modelo aprende com os dados longitudinais do paciente.

 

Você provavelmente sabe que Michael J. Fox, o ator que interpretou Marty McFly nos icônicos filmes De Volta para o Futuro, sofre de mal de Parkinson. Quando ele anunciou sua doença em 1998, o mundo ficou alarmado: o ator revelou que havia sido diagnosticado com Parkinson sete anos antes, aos 29 anos. Alguns anos depois, em 2000, Fox lançou a Michael J. Fox Foundation (MJFF) para Pesquisa de Parkinson, que procura descobrir tratamentos e uma cura para esta condição que, de acordo com estimativas, afeta mais de seis milhões de indivíduos no mundo.

 

Esta colaboração alcançou recentemente um marco importante. No trabalho mais recente, "Descoberta dos estados da doença de Parkinson usando aprendizado de máquina e dados longitudinais", publicado pela equipe da IBM com cientistas do MJFF na Lancet Digital Health, foi detalhado um novo modelo de inteligência artificial que agrupa padrões de sintomas típicos da doença de Parkinson. O modelo também prevê a progressão desses sintomas em termos de tempo e gravidade, aprendendo com o que é conhecido como dados longitudinais do paciente, ou seja, descrições do estado clínico de um paciente coletadas ao longo do tempo.

 

 

Colocando a inteligência artificial para trabalhar

 

 

Ter acesso a um grande conjunto de dados é a chave para o sucesso em modelos de aprendizado de máquina, portanto, os valiosos dados coletados pela iniciativa PPMI se tornaram vitais para a viabilidade de nosso modelo. O conjunto de dados serviu de entrada para a abordagem do aprendizado de máquina, fato que permitiu a descoberta de padrões complexos de sintomas e progressão.

 

Embora há vários estudos anteriores dedicados a caracterizar a doença de Parkinson usando apenas informações de base, esse método usa até sete anos de dados de pacientes. Além disso, o modelo faz suposições a priori limitadas sobre as vias de progressão, em comparação com estudos anteriores.

 

Novos insights sobre a progressão da doença

 

Essas decisões de modelagem permitiram obter mais informações sobre os estados da doença e as vias de progressão. Os resultados sugerem que a condição de um paciente pode variar em diversos aspectos, como a capacidade de realizar as atividades diárias; problemas relacionados à lentidão motora, tremor e instabilidade postural, bem como sintomas não motores, incluindo depressão, ansiedade, deficiência cognitiva e distúrbios do sono.

 

Foi determinado que os resultados apoiam a hipótese de que existem várias vias de progressão, conforme indicado pelas muitas trajetórias de doença estudadas. No entanto, o modelo de IA contém a capacidade de fazer previsões precisas. Como o modelo se baseia em um conjunto de dados, ele foi capaz de prever com sucesso um estágio avançado da doença de Parkinson associado a consequências como demência e incapacidade de andar sem assistência.

 

É importante ressaltar que o modelo foi capaz de estimar com 80% de precisão se um paciente atingiria um determinado estado em dois anos. Além disso, ele foi capaz de fazer previsões sobre os padrões de sintomas típicos e sua progressão.

 

 

 

O que é Mal de Parkinson?

 

Chamada oficialmente de doença de parkinson, essa condição é caracterizada por uma diminuição na produção de um neurotransmissor chamado dopamina. A dopamina permite que o corpo funcione bem, transportando os impulsos nervosos de um ponto a outro e facilitando os comando emitidos pelo cérebro para que cheguem até outras partes do corpo.

 

Quando a dopamina não está presente no corpo, há um grande comprometimento no sistema nervoso central, que aumenta conforme os anos passam e afeta todas as áreas do corpo.

 

Essa doença é cada vez mais comum em idosos e pessoas de idade mais avançada. Conforme a expectativa de vida no País aumenta, os índíces de doença de parkinson também podem acabar aumentando.

 

O mal de parkinson pode tornar a pessoa inválida porque, conforme avança e compromete o sistema nervoso, ela pode afetar as habilidades da pessoa de viver sozinha, tornando-a dependente de outros indivíduos. No entanto, conforme a Medicina avança, é possível que medicamentos impeçam a rápida progressão da doença.

 

 

 

Quais são os sintomas do Mal de Parkinson?

 

De início, os sintomas de doença de parkinson quase não podem ser notados pelo paciente. No entanto, eles evoluem e é preciso procurar ajuda médica.

 

Entre os principais sintomas de doença de parkinson podemos destacar:

 

– tremedeiras, em especial nos membros superiores, como os braços;

– lentidão e diminuição na rapidez dos reflexos musculares;

– rigidez nas articulações;

– alterações que acontecem em um único lado do corpo;

– passos mais curtos;

– redução dos movimentos dos braços;

– pessoa que não consegue controlar a saliva e acaba babando;

– pessoa que deixa de piscar naturalmente;

– depressão;

– confusão mental;

– dores musculares; e

– dificuldade para escrever e fazer movimentos que exigem uma maior precisão.

 

Como é o tratamento do Mal de Parkinson?

Existem medicamentos que podem diminuir a progressão da doença de parkinson. Essa é uma condição crônica e será preciso tomar medicamentos por toda a vida.

 

Também podem ser feitos tratamentos complementares como acompanhamento psicológico e fisioterapêutico, para dar um suporte mais completo ao paciente diagnosticado com tão delicada condição.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: