Confira dez óleos essenciais para manter a imunidade no inverno
Conheça o uso terapêutico para a manutenção da saúde física e mental
O inverno traz o aumento da incidência de gripes e resfriados. O clima mais frio, o ar mais seco e os ambientes fechados, também podem impactar negativamente na imunidade. O uso terapêutico dos óleos essenciais para manter a imunidade saudável, além de proporcionar a manutenção da saúde mental é muito eficiente, segundo salienta Giseli Fernandes, química da Phytoterápica.
As plantas (de onde são extraídos os óleos essenciais) possuem propriedades imunomodulatórias, exercendo efeitos benéficos para várias partes de nosso sistema imunológico. Mas, além dos aspectos físicos, a aromaterapia também pode contribuir com o bem-estar mental, proporcionando calma, relaxamento, foco e concentração, fatores que, em desequilíbrio, também podem nos deixar mais vulneráveis.
“Manter a imunidade do corpo e o bem-estar mental sempre foi muito importante, e com a pandemia, isso se tornou essencial. Precisamos estar atentos à saúde, para ficarmos em equilíbrio e menos vulneráveis às instabilidades que afetam nosso sistema imunológico”, salienta Giseli Fernandes.
Confira 10 óleos indicados para manter a imunidade e proporcionar o bem-estar mental:
OLIBANO: forte atividade imune estimulante.
GENGIBRE: aumenta a resposta imune humoral, ou seja, aumenta a produção de anticorpos no sangue.
EUCALIPTO GLOBULUS: é um potente antiviral e ajuda a amenizar sintomas de gripe, estimula a atividade de células fagocitárias, que removem partículas estranhas do organismo, tais como bactérias e células mortas.
LARANJA: óleo indicado para dar ânimo e elevar o astral. Aumenta os níveis de imunoglobulina no sangue.
PALMAROSA: aumenta a produção de anticorpos no sangue.
PATCHOULI: o patchoulol, principal ativo óleo essencial de Patchouli, inibe a atividade do vírus Influenza, protegendo contra alguns tipos de infecções virais.
JUNÍPERO: promove o descanso mental.
SÁLVIA-ESCLAREIA: ajuda a ter clareza mental.
ALECRIM: recomendado para ter foco e concentração.
YLANG-YLANG: ajuda no descanso físico e também a ter um sono tranquilo.
Os óleos podem ser usados de diversas formas, seguindo orientações de um profissional aromaterapeuta.
Seguem algumas das maneiras para o uso:
No aromatizador elétrico, emanando as propriedades no ambiente;
Em colares difusores pessoais;
Em massagens corporais (diluído em óleo vegetal ou creme);
No momento da inalação, misturado ao soro fisiológico.
Os óleos essenciais são extraídos das flores, folhas, caule ou raízes das plantas, sendo depois diluídos noutro óleo ou em álcool. Os óleos podem ser aplicados diretamente na pele, pulverizados no ar, inalados ou diluídos na água do banho. A aromaterapia pode ser usada em conjunto com massagens como método de relaxamento.As fragrâncias dos óleos essenciais estimulam os nervos no nariz, enviando sinais à região do cérebro que controla a memória e as emoções. Dependendendo do óleo, o resultado pode ser relaxante ou estimulante e que determinados óleos estimulariam o corpo a produzir substâncias que combatem a dor.
Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento, para saber se há contra-indicações.
Fonte: Phytoterápica
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(