Selected a language:

Farmácias emitem declaração de obesidade para vacinação antecipada contra Covid-19: Conheça a lista de comorbidades incluídas na lista de prioridades

Saiba como avaliar o seu peso para se vacinar antes contra Covid-19

 

A obesidade é uma das comorbidades prioritárias para vacinação contra a Covid-19 no Brasil, devido ao número de óbitos e à quantidade de pessoas nesse grupo de risco. Um a cada quatro brasileiros são obesos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo assim, parte da população tem tito difilcudade em obter o laudo.

 

É que parte da população não sabe que a declaração de obesidade pode ser facilmente adquirida numa farmácia, onde existem profissionais devidamente habilitados para o serviço. O documento é emitido após a realização dos chamados exame de bioimpedância e avaliação antropométrica, com dados precisos sobre a composição corporal do paciente. 

 

Comorbidades que dão direito à  antecipação da vacina

As comorbidades consideradas para a imunização, que são aquelas incluídas na lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI), são: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

 

POR QUE OS OBESOS FAZEM PARTE DO GRUPO DE RISCO DA COVID-19?

 

Por: Lucas Mauro de Andrade Sucena, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

 

Você sabe qual a relação entre covid-19 e obesos? Durante este momento de pandemia, em que enfrentamos desafios sem precedentes, é comum que existam dúvidas e receios sobre a doença e seu enfrentamento. Dentre eles, é frequente o questionamento: por que obesos fazem parte do grupo de risco da covid-19?

 

A SES-MG preparou este texto para explicar por que isso acontece e o que pode ser feito frente à tal situação!

 

COMO POSSO AVALIAR O MEU PRÓPRIO PESO?

Primeiramente, é necessário definir obesidade como uma condição em que uma pessoa possui, como principal caracterísitca, a presença de índice de massa corporal (IMC) maior que 30. E o que é o IMC? Bem, o IMC é calculado por meio de uma relação entre peso e altura, da seguinte maneira:

 

 

 

                                                IMC =     Peso (em quilogramas)  

 

                                                            Altura x Altura (em metros)

 

 O que significa ter um IMC acima de 30? Sabe-se que indivíduos com obesidade têm maior risco para o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, hipertensão e problemas no coração. No entanto, há níveis de obesidade. Quanto maior o IMC, mais riscos ela traz para a saúde:

 

obesidade Grau I — o IMC está entre 30,0 e 34,9;

obesidade Grau II — o IMC está entre 35 e 39,9;

obesidade Grau III ou mórbida — o IMC está acima de 40,0.

Observe o exemplo: 

 

Cálculo do IMC de uma pessoa que possui 1,70 metro de altura e pesa 95 quilogramas:

 

IMC =    Peso (em quilogramas)   =  95 quilogramas =  32,87

 

           Altura x Altura (em metros) ²     1,70 x 1,70

 

No exemplo, a pessoa apresenta um IMC de 32,87, sendo então classificada em Obesidade Grau I.

 

ENTÃO, QUAL A RELAÇÃO ENTRE COVID-19 E OBESIDADE?

Estudos científicos recentes indicam que os indivíduos com obesidade são mais vulneráveis às formas graves da covid-19, além de sofrerem mais frequentemente com a necessidade de ventilação mecânica e com uma maior mortalidade pela doença. 

 

Vamos entender o porquê? Alguns dos mecanismos que podem explicar isso são as relações entre obesidade e:

 

disfunções respiratórias, como menor capacidade de comportar ar nos pulmões. A pressão do abdômen (barriga) pode impedir que o pulmão se expanda adequadamente nos momentos de dificuldade para respirar;

maior frequência de outras doenças que aumentam o risco em obesos, como diabetes, problemas no coração e nos rins;

risco metabólico pela associação com hipertensão, aumento da gordura no sangue (dislipidemia) e pré-diabetes.

Covid-19 e obesos têm uma relação que envolve diversos fatores.

 

Novos estudos apontam que os indivíduos com obesidade apresentam uma atividade elevada de fatores que contribuem para maior inflamação. A perda de controle da inflamação é um dos mecanismos que provocam a forma grave da covid-19, e os obesos estão mais suscetíveis a este risco. Diante dessas evidências, o Protocolo Estadual Infecção Humana pelo SARS-COV-2 considera que os obesos grau 3 (IMC maior ou igual a 40) estão no grupo de risco. No entanto, isso não significa que os demais podem se descuidar.

 

Fonte: Panorama Farmacêutico e SES-MG

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: