Selected a language:

Candidíase - Novo Tratamento : Óleo de coco é nova alternativa, indicado por Medicina extra clínica

*Por Monica Koronel

 

O interesse por alternativas naturais e o acesso às informações e estudos científicos trazem à luz novos tratamentos para a candidíase. Dentre eles está o uso do óleo de coco extra virgem, proveniente da natureza e 100% natural, que se encaixa no conceito extra clínica, categoria da medicina que faz uso de substâncias para o uso clínico em pacientes.

De acordo com a médica ginecologista e sexóloga, Dra. Lorena Simões Baldotto, as propriedades do ácido láurico presentes no óleo de coco têm ação fungicida, hidratante, bactericida, antioxidante, anti-inflamatória, dentre outras, que se aplicam à medicina e tratamentos de beleza.

 

               - Faço parte do grupo de médicos que pensa ‘fora da caixa’ na busca do que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Uso o óleo de coco em formulações de medicamentos para melhorar os sintomas e causas da candidíase, mas também indico com lubrificante vaginal -, explica a médica ginecologista.

 

                A farmacêutica e pesquisadora, Jackeline Alecrim, ensina que mulheres que apresentam insuficiência de lubrificação vaginal, sobretudo as que já entraram no período da menopausa, podem usar o óleo de coco seguidamente. Entretanto, ela frisa que o uso do óleo de coco não é recomendado com preservativos de látex, pois o óleo pode alterar sua permeabilidade. 

 

- O óleo de coco extravirgem pode ser utilizado como um repositor natural da proteção vaginal, já que é composto por lipídeos, que são extremamente benéficos para a pele e para o tecido íntimo. Possui propriedades nutritivas e suavizastes que melhoram a qualidade tecidual e favorecem o equilíbrio da microbiota local em função das suas propriedades anti-inflamatórias e cito protetoras (substâncias capazes de proteger nossas células e nossos tecidos -, ensina a pesquisadora.

 

Antes de iniciar qualquer tratamento procure a orientação de um médico.

 

 

- O que é Candidíase: Candidíase é uma infecção fúngica causada por qualquer tipo do fungo Candida. Quando a doença afeta a vagina é denominada candidíase vaginal. Entre os sinais e sintomas da candidíase vaginal estão prurido e irritação vaginais e, por vezes, um corrimento vaginal branco semelhante a queijo fresco. Ainda que de forma menos comum, o pénis pode também ser afetado causando prurido. Muito raramente a infeção pode tornar-se invasiva e espalhar-se por todo o corpo, causando febre e outros sintomas que dependem das partes do corpo afetadas.

 

Quando a doença afeta a boca é denominada candidíase oral. O sintoma mais evidente de candidíase oral são manchas brancas na língua ou em outras partes da boca e da garganta. A boca pode também apresentar-se dolorida e haver dificuldade em engolir.

 

A doença pode ser causada por mais de vinte tipos de fungos do género Candida, um tipo de levedura, dos quais a Candida albicans é o mais comum. As infeções da boca são mais comuns entre crianças com menos de um mês de idade, idosos e pessoas com debilidade imunitária. Entre as condições que causam esta debilidade estão a AIDS, os medicamentos usados em transplante de órgãos, diabetes e o uso de corticosteroides. Entre outros fatores de risco estão o uso de próteses dentárias e o uso de antibióticos. As infeções vaginais ocorrem com maior frequência durante a gravidez, em pessoas com debilidades imunitárias e que se encontram a tomar antibióticos. Os fatores de risco para que a infeção se espalhe pelo corpo incluem estar presente numa unidade de cuidados intensivos, o período pós-cirurgia, recém-nascidos com pouco peso e pessoas com sistema imunitário debilitado.

 

*com redação bemzen e Wiki

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: