Selected a language:

Autoconhecimento: Depressão é um dos transtornos que mais atinge terceira idade

Solidão, perdas e inatividade são as principais causas da doença

 

O processo de envelhecimento implica em diversas mudanças e, em alguns casos, é acompanhado de solidão e perdas, que são as principais causas da depressão na terceira idade. Muitas vezes é confundida com uma apatia típica da velhice, porém estudos mostram que cerca de 10% das pessoas acima de 65 anos apresentam algum grau da doença.

 

A depressão é o principal transtorno da população idosa. Mudanças de humor, perda da autoestima e falta de energia são alguns de seus sintomas mais comuns. O tratamento adequado e o apoio da família são fundamentais no tratamento. Além disso, a especialista em cuidados com a terceira idade, a espanhola Catalina Hoffmann, afirma que é muito importante manter relação com amigos, antigos colegas de trabalho e vizinhos nesta fase da vida.

 

“É um período em que ocorrem grandes mudanças, como a aposentadoria, a perda do cônjuge ou do abandono da casa onde a pessoa viveu por muitos anos. Uma maneira de combater a depressão é tentar manter as relações sociais, especialmente nos casos em que houve perda do cônjuge. Outra forma de reduzir os sintomas depressivos e de solidão é usar o tempo para realização de alguma atividade ou passatempo. Isso fará com que a pessoa se sinta melhor e irá ajudá-la a manter-se ativa, tanto física quanto mentalmente”.

 

Criadora do Método Hoffmann, que tem o objetivo de garantir a qualidade de vida e autonomia desta população, Catalina também é fundadora do Grupo Vitalia, que trabalha com Centros-Dia, espaços de convivência para o idoso.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: