Congestionamento do trânsito pode fazer mal à saúde dos ossos e músculos do motorista
Comum a todas as metrópoles, o congestionamento do trânsito provoca muito mais do que ansiedade e irritação nos motoristas. Este problema das grandes cidades pode fazer, também, mal à saúde dos ossos e músculos dos motoristas.
“Permanecer sentado durante um longo congestionamento certamente sobrecarrega a musculatura e a estrutura óssea da região lombar das costas. Isso pode provocar uma lombalgia, por exemplo. Muita gente diz que já está acostumada com o trânsito pesado, mas os danos podem ser inevitáveis”, garante o ortopedista Marcio Taubman, do CREB - Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.
Segundo ele, o movimento repetitivo da troca de marcha pode causar tendinite nos punhos ou bursite na região dos ombros. Por sua vez, o ato de frear e pisar na embreagem repetidamente pode causar dores nas articulações dos tornozelos e nas pernas. O Dr. Marcio sugere que o motorista evite movimentos bruscos com as pernas e faça ao longo do trajeto movimentos lentos e graduais com o pescoço, para a esquerda e para a direita, o que colabora para uma melhor mobilização muscular e da articulação na região cervical.
“Um congestionamento pode ter consequências parecidas a uma longa viagem de avião, com fadiga muscular e desgaste nas articulações. O ideal é o motorista dar uma pequena parada, em um posto de gasolina, por exemplo, sair do carro e esticar as pernas por alguns poucos minutos”, diz o médico.
DICAS PARA EVITAR DANOS NOS OSSOS E COLUNA
- ajuste o banco deixando-o de forma que a distância dos pedais e a altura em relação ao banco fique adequada.
- a coluna deve ficar totalmente apoiada no encosto. As pernas devem ficar semiflexionadas.
- regule também a altura do volante, de modo que sua inclinação permita que você veja todo o painel de instrumentos.
- Não pense que não, mas o cinto de segurança também deve estar sendo utilizado corretamente. Ele deve estar inserido sobre os ombros e a cintura, formando uma diagonal. Não o utilize trançado ou folgado. Lembre-se que os carros têm ajuste para a altura do cinto.
- os cotovelos devem estar dobrados em um ângulo de 120 graus, ou seja, 90 graus e mais um pouquinho (já que é impossível medir exatamente).
- As mãos devem segurar o volante na posição 9h15 ou 10h10. Nunca dirija com apenas uma mão ao volante.
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- trânsito – engarrafamento – como dirigir corretamente – saúde no trânsito – direção saudável – dor no trânsito – coluna e direção
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