Selected a language:

Receitas leves: Derivados do coco conferem leveza às festas todos os dias

Que tal apostar nas receitas leves, coloridas e saborosas dos derivados do coco para compor a sua Ceia?  O chefe Rafanet elaborou pratos fáceis de preparar, ideais para as festas de final de ano até o alto verão. 

 

Para o Chef Rafanet, o preparo dos pratos com os derivados do coco confere leveza e sabor aos frutos do mar, de forma incomparável, com destaque para o uso do óleo de coco, e molho Shoyo sem sódio. “A farinha de coco permite preparos delicados e leves, com muito sabor”, destaca o Chef. O Pargo Grelhado com Molho de Acerola; a Tortilha de Camarão, e o Fish Taco são os pratos que se destacam pela leveza, beleza e colorido, criados com exclusividade para este editorial. 

                 

Pargo Grelhado com Molho de Acerola, leite de coco e alho poro

 

Rende 4 porções

 

Ingredientes

200 g de polpa de acerola

200 g de leite de coco 

480 g de filé de pargo fresco, com pele

1 xícara de chá de folha de coentro, que deve ser ressecada ao micro-ondas e reservada em forma de pó

4 talos de alho poró

Óleo misto de coco e palma spray culinário 

Sal e pimenta a gosto

1 colher de chá de Shoyo coco amino 

 

Modo de preparo

Em fogo baixo coloque em uma panela a polpa da acerola e deixe reduzir o volume por 5 minutos, mexendo para gerar uniformidade, e acrescente o leite de coco, e reserve.

Tempere os filés de pargo com sal e pimenta moída a gosto e reserve.

Em uma assadeira, untada com Óleo misto de coco e palma spray culinário coloque o alho poró em talos e folhas e deixe assar por 10 minutos no forno pré-aquecido 200°c. Após cozimento, retire apenas o miolo do alho poró, dispensando a casa, e reserve.

Unte uma frigideira com Óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), e grelhe os filés sobre a casca, em fogo médio, por cerca de 4 minutos, virar e deixar por cerca de 40 segundos.

Servir com o alho poró em pequenas fatias cortadas da diagonal, ao lado, o molho de acerola e leite de coco, salpicado com o Coco Aminos Copra, que dará mais sabor e enfeitará o prato.

 

Tortilha de Camarão

Rende 4 porções

 

Ingredientes

½ kg de camarão limpo, médios ou grandes, 6 ovos, 1 cebola pequena, 1 batata média, 200g de coco ralado seco, 2 dentes de alho, um vidro pequeno de óleo de coco extravirgem sem sabor, shoyo coco aminos, óleo misto de coco e palma spray culinário. Uma xícara de salsinha picada.

 

Modo de preparo

Corte as batatas em rodelas bem finas e as lave para retirar o excesso de amido e as seque bem com papel toalha. Coloque no mínimo 2 dedos de óleo de coco extravirgem em um refratário e aguarde até esquentar. Disponha cada uma das batatas, sem sobrepô-las, e deixe-as fritar até começarem a douras, retire-as para o papel toalha, salgue-as, e as reserve.

Corte a cebola em rodelas, e em uma caçarola, com tampa, adicione óleo de coco e shoyo coco aminos. Deixe-as cozinhar em fogo brando por 20 minutos. E as reserve.

Tempere os camarões com sal e pimenta moída, e os misture ao alho picado. Refogue em assadeira em fogo alto por apenas 40 segundos e reserve.

Bata os ovos em um recipiente grande, depois misture a cebola refogada com as batatas fritas, a salsa, o camarão refogado, e o coco ralado. 

Em uma frigideira grande, untada com o óleo misto de coco e palma spray culinário coloque toda a mistura, em fogo baixo até o cozimento dos ovos. Unte o refratário óleo misto de coco e palma spray culinário onde irá servir a tortilha para que possa retirar da frigideira, untá-las novamente, e retornar com a tortilha para doura o outro lado.   Estará pronto para servir. Poderá também preparar o prato em pequenas omeleteiras, e terá porções individuais. 

 

 

Fish Taco

Ingredientes

1. Para a tortilha

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de coco

1 c de óleo de coco extravirgem 

½ xícara de água

1 pitada de sal

 

Preparo da tortilha

Misturar as farinhas e o óleo de coco e adicionar água aos poucos até adquirir consistência macia sem grudar nas mãos.  Se necessário, adicionar mais água. Deixar a massa descansar por ½ hora. Separar em 4 porções e esticar em uma bancada a até obter a forma redonda e bem fininha. Em uma frigideira aquecida e untada com óleo misto de coco e palma spray culinário, cozinhar em fogo baixo as massas, separadamente, até ganharem cor em ambos os lados, e as reservar. 

 

2. Vinagrete

1 limão siciliano

1 romã madura

 

2 c. de azeite

1 pitada de sal 

Para o preparo do vinagrete

Misturar o limão e o azeite, adicionar as sementes de romã, 1 pitada de sal. (reserve).

 

3. Peixe empanado

4 filés de tilápia

1 xícara de farinha de coco 

 

Para o preparo da tilápia

Cortar os filés menores que o tamanho das tortilhas. Temperá-los com sal e pimenta a gosto, passa-los da farinha de coco e fritá-los no óleo de coco sem sabor.

 

4. Para enfeitar e acompanhar o prato

1 cebola roxa

1 avocado ou abacate 

Uma porção de coentro ou salsa

Corte a cebola em tiras finas, e o abacate em pedaços retangulares, com 2 cm de largura e 6 e comprimento e reserve-os. Salsa ou coentro. 

 

Para o empratar

Disponha as tortilhas, uma em cada prato, depois o peixe acima delas, a cebola, o abacate, finalize com o vinagrete e enfeite com salsa ou coentro ressecados no micro-ondas, e passados em peneira fina.

 

*Sobre o Chef: Rafanet cresceu entre paelhas, feitas pelo avô. O Chef se apaixonou pela gastronomia contemporânea, suas cores vibrantes, e se interessou em conhecer a clássica francesa. Criou depois a sua cozinha experimental, descontruindo pratos tradicionais, com o estrogonofe, e na Argentina, na conceituada Mausi Sebess, el Instituto de Gastronomía Latinoamericano. No Restaurante Olympe, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, aprendeu a alta gastronomia, com Thomas Troisgros. 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: