Selected a language:

Enxaqueca: Má postura pode provocar enxaqueca. Aprenda a evitar

Você sabia que a dor de cabeça, cefaleia ou enxaqueca podem ser provocados por uma postura errada da coluna cervical. O estresse, tensão e ansiedade também irradiam para a coluna causando a dor de cabeça ou enxaqueca. A compressão dos nervos da coluna em posição incorreta acabam ocasionando a chamada cefaleia tensional, quando a dor é irradiada para a cabeça.

 

Quem trabalha diariamente na frente do computador ou usa muito o celular precisa se manter alerta para ver se as cadeiras e mesas estão em altura correta, para que a tela fique na altura dos olhos, sem tensionar o pescoço.

 

Fisiatra e reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e reumatologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Dr. Haim Maleh pontua que a enxaqueca é uma doença séria, que precisa ser tratada e acompanhada constantemente. Ele diz que é muito importante que se saiba o motivo da dor de cabeça.

 

- Má postura regular traz vários malefícios à coluna vertebral. Um deles é justamente a possibilidade de dor de cabeça constante. Ela pode estar relacionada às dores de coluna e muitas vezes essa dor é uma espécie de gatilho. É muito importante se avaliar com um especialista ao menor sinal de dores de cabeça e de coluna, principalmente na coluna cervical – explica o Dr. Haim.

 

 

Dicas para evitar enxaqueca e dor de cabeça provocada por má postura cervical

 

. Não use colchões e poltronas muito macias;

. De hora em hora, levante-se. Evite ficar na mesma posição por mais de 20 minutos;

. No trabalho ou estudo, coloque olhos alinhados, na altura da tela do computador ou notebook enquanto estiver trabalhando nesses equipamentos.

. Segure o telefone com as mãos ao falar e não com os ombros; Isso tensiona os nervos da coluna:

. Leia livros sempre colocando-os na altura dos olhos, evitando abaixar muito a cabeça;

. Use acessórios ergonômicos no trabalho ou em casa:

. Pratique atividades físicas.

 

No Brasil, a enxaqueca atinge 30 milhões de pessoas, das quais 75% são mulheres.

 

Adultos economicamente ativos que apresentam 15 ou mais ataques de enxaqueca por mês perdem em média 4,5 horas de trabalho semanalmente, o que significa uma perda de US$ 24 bilhões por ano. É o que garante uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Dor de Cabeça.

 

Já uma outra pesquisa, feita pela Universidade do Tenesse com mais de 500 pessoas acometidas pela enxaqueca há anos, revela que eles tiveram pelo menos três episódios de dor de cabeça durante dias de trabalho. Onze por cento dos pacientes reclamaram de cefaleias que os levaram a perder um dia inteiro de trabalho. As dores causaram atrasos em 5% dos participantes e 12% precisaram sair mais cedo do trabalho. Apesar de 62% deles continuarem trabalhando, embora sentissem dor, sua produtividade caía pelo menos 25% por conta disso.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: