Selected a language:

É verdade científica: Meninas se desenvolvem mais rápido

Durante a infância, é comum ouvir que as meninas se desenvolvem mais rapidamente que os meninos. Apesar dessa afirmação corriqueira ser feita de forma especulativa, a biologia e a ciência confirmam. De acordo com a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Natacha Sakai, o início da puberdade costuma ser antes nas garotas.

Esse processo tem início entre os 8 e 13 anos nas meninas, já nos meninos, entre 9 e 14 anos. A pediatra afirma que o desenvolvimento de ambos os sexos não ocorre somente por um fator e recebe diferentes influências.

 

"A puberdade é multifatorial e pode ser influenciada por diversos componentes, como genéticos, psicológicos, metabólicos, nutricionais, por presença de doenças crônicas, entre outros", ressalta a especialista.

 

Uma das alterações mais perceptíveis é a física. Natacha Sakai esclarece que nas garotas o desenvolvimento é iniciado com o aparecimento do broto mamário, conjuntamente com a evolução do útero. Além disso, há uma aceleração da velocidade de crescimento, alteração da distribuição da gordura corporal, aumento de pelos e da oleosidade da pele, culminando com a primeira menstruação.

 

Mas não só as mudanças físicas ocorrem primeiro nas meninas. A pediatra ressalta que, simultaneamente a esse processo de alteração no corpo, há também o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social.

 

Apesar desta constatação biológica, interferências externas podem contribuir ou complicar esta fase da vida para ambos os sexos, assim como os fatores elencados pela especialista.

 

"Alimentação saudável e equilibrada, atividade física, apoio psicológico, prevenção de acidentes e do uso de drogas são alguns exemplos de medidas de suporte aos adolescentes", finaliza Natacha Sakai.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: