Selected a language:

Astral dos Planetas: A mitologia dos astros e você

Por Isabel Mueller - Astróloga

Email: [email protected]

Tel: (21) 9930-0909

 

Sol

O sol foi venerado como o próprio Deus por muitos povos da antigüidade e a origem de tudo para os hindus. No Egito era representado por Amon-Rá, depois tornou-se Aton, deus único, abrindo caminho às religiões monoteístas. Para os gregos e romanos foi primeiro Hélios, deus que dirigia um cavalo de fogo, e depois Apolo, deus da luz, das profecias, da música, da poesia e de vários outros atributos.

 

Lua

Mulher, filha ou irmã do sol, desta forma a lua aparece na mitologia de diversos povos. Para os gregos, foi primeiro Selene, dona de um veloz carro de prata. Depois, Ártemis, deusa dos partos e da fecundidade, caçadora cujo arco é uma lua crescente.

 

Mercúrio

Para os gregos Hermes, o transformador das energias. Deus protetor dos comerciantes, das viagens, da eloqüência e também dos ladrões. Simboliza a inteligência, a comunicação, astúcia, esperteza. Mensageiro dos deuses do Olimpo, representado por um jovem tendo asas nos calcanhares.

 

Vênus

Deusa da arte, do amor e da beleza, para os romanos é Afrodite. Quando Saturno castrou seu pai Urano para lhe tomar o poder, os seus órgãos foram atirados ao mar, às margens do Chipre, e dessa união nasceu Vênus. É freqüentemente representada saindo das ondas em uma concha marinha. Esposa de Vulcano, Vênus o traiu com Ares e teve filhos também com  Hermes e Poseidon.

 

Marte

Ares, para os gregos, filho de Zeus e Hera, apaixonou-se pela beleza de Afrodite. Era representado munido de uma lança e de um escudo. Adorado como deus das tempestades, tornou-se o deus da guerra e das conquistas humanas. Tido como pai de Rômulo e Remo, fundadores de Roma.

 

Júpiter

Para os gregos, Zeus, o mais importante dos deuses, dono do céu e da terra, representante da justiça no Olimpo. Filho de Saturno e Cibele. A mãe conseguiu escondê-lo do pai, que devorava os próprios filhos. Deus do raio e do trovão, Júpiter venceu Saturno, obrigando-o a vomitar os irmãos Netuno e Plutão, conquistando assim o mundo. Zeus era amoroso e tinha acentuada predileção pelos mortais. Buscava intensamente a satisfação de seus desejos.

 

Saturno

Cronos, como era denominado pelos gregos, era o deus do tempo. Filho mais jovem de Urano e Géia, castrou seu pai para poder governar o mundo. Devorava os filhos, alertado por uma profecia que previa que iria perder o trono para um de seus filhos (Zeus). Foi senhor do universo por uma era, considerada a era do ouro e do amor. Era homenageado nas saturnais, festas em que os senhores serviam aos escravos.

 

Urano

No princípio do Universo, Géia, a mãe Terra, deu à luz Urano, o céu. Mais tarde, Urano casou-se com a própria mãe, com quem teve vários filhos, mas enterrou todos no centro da Terra. Revoltada, Géia pede aos filhos que lutem contra o pai. Saturno obedece: castra Urano com a foice dada pela mãe e toma o lugar do mais velho dos deuses gregos.

 

Netuno

Deus romano dos mares, oceanos, fontes e lagos (Poseidon para os gregos), era o protetor dos navegadores. Com seu tridente, fazia brotar águas da Terra, mas também provocava tempestades, revoltas dos mares e terremotos. Era um deus ao mesmo tempo temido e venerado.

 

Plutão

Para os gregos, Hades, deus das profundezas subterrâneas. Senhor dos infernos, reinava sobre os mortos. Para chegar às suas terras era preciso atravessar o rio Aqueronte, em cujas margens se encontrava uma barca, dirigida por Caronte. Hades quis uma esposa, e para isso raptou Perséfone, que passou à condição de rainha dos infernos. Hades vem de “aitho”: queimar, transmutar-se pelo fogo.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: