Deus Pai, cuja misericórdia é sem limites e cuja bondade é inesgotável, eu Vos suplico que coloqueis em meu coração a mesma caridade que São Bessário teve para com pobres. Concedei-me o Vosso amor e a Vossa graça para que eu possa levar aos necessitados a fé e o conforto. Amém.
O Santo
São Bessário, egípcio que viveu no século IV, segundo a tradição foi discípulo de Santo Antônio e de São Macário de Sceta. Dedicou sua vida inteiramente aos pobres e fez de tudo para aliviar seus sofrimentos. São Bessário nada possuía: seu único bem material era seu inseparável "evangeliário", ou seja, o livro dos Evangelhos. Conta-se que certo dia ao encontrar o cadáver de um homem inteiramente nu, o santo tirou seu manto para cobri-lo.
Em outra ocasião encontrou um mendigo que tremia de frio por estar sem roupa alguma: Bessário tirou então a túnica e deu-a ao pobre para mitigar-lhe o sofrimento. Quando lhe perguntaram por que motivo estava sem sua túnica e sem seu manto, o Santo mostrou o "evangeliário" e respondeu "é por causa disso!". Providenciaram-lhe então outras vestes para que cobrisse sua nudez e se protegesse do frio. Não tardou, porém para que encontrasse outro necessitado. Sem hesitar, Bessário vendeu seu querido "evangeliário" e deu o dinheiro ao pobre. E quando um dos discípulos lhe perguntou o que fizera com seu livro inseparável livro, respondeu: "Eu o vendi, sim, vendi o livro em que está escrito: "Vende tudo o que tens e dá-o aos pobres!"
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(