Um maquiador britânico fez uma maquiagem inspirada em Cleópatra com produtos de make-up similares aos usados pela bela no Egito Antigo. A modelo Flip Driver, que posou para as fotos, recebeu a aplicação de lápis, batom, sombra e cílios postiços feitos pelo Museu da Ciência de Londres, que usaram dados históricos para reproduzir a cor e a textura da maquiagem usada por Cleópatra.
Em janeiro, um estudo publicado pela revista científica Analytical Chemistry mostrou que Cleópatra não era apenas sedutora. Também sabia tudo de maquiagem. E a usava para ficar mais saudável. Numa incomum linha de pesquisa, cientistas franceses descobriram que a pesadíssima maquiagem dos olhos usada pelas egípcias da Antiguidade não era apenas modismo. Tinha propósito prático: ajudava a manter afastada doenças oculares, a despeito do calor e da falta de higiene.
Se utilizados em doses pequenas, certos sais produzem óxido nítrico, que estimula o sistema de defesa humano a destruir bactérias causadoras de infecções no olhos.
Antes se achava que o look do antigo Egito era fatal - no sentido literal do termo. Isso porque tinha chumbo - mais especificamente, cloreto de chumbo, um sal. Mas os autores do novo estudo – do Museu do Louvre e do CNRS – descobriram que a dose usada era tão pequena que, na verdade, tinha efeito positivo.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(