5 Coisas que toda mãe deve saber sobre amamentação:
Depois do parto, as mães tem uma função importantíssima pela frente: amamentar o seu bebê. Uma tarefa que parece tão simples (que se resume em colocar o peitão para fora e deixar o pequeno fartar-se) pode ser uma questão complicada para muitas mulheres. Sim, pode ser muito difícil. Mas com jeitinho e dedicação é possível tornar a amamentação o maior elo entre vocês.
1- Saúde no seu peito: esse pequeno acabou de chegar ao mundo e você tem um rico alimento no peito: o colostro. Esse leite dos primeiros dias pós parto, é essencial para o bebê, principalmente se ele for prematuro, pelo alto teor de proteína. Mães, arrisquem-se na aventura de amamentar seus filhos sim! Principalmente na sua chegada.
2- Tenha paciência: tudo é novo para ele. Respirar, passar fome, adaptar-se à climas diferentes. É assim com a maimada também. Ele ainda vai levar alguns dias para conseguir ter a pega certa sem machucá-la. O esforço que o bebê faz para conseguir sugar o leite com êxito é enorme. Como correr uma maratona. E leva tempo. Não tenha pressa, esse momento é de vocês e ele vai agradece-la muito por isso.
3- Fique atenta: a pega errada pode causar o esvaziamento total da mama, impedindo que o bebê mame o leite final da mamada, rico em gordura e que dá maior saciedade.
4- Não precisa dar água: o leite materno possui a quantidade de água suficiente para as necessidades do bebê. Mesmo em temperaturas elevadas. A oferta de água, chás ou qualquer alimento sólido antes do seu sexto mês de vida, aumenta a chance do bebê adoecer, além de substituir o volume de leite materno a ser ingerido, que é mais nutritivo.
5- Hidrate-se: a mãe que amamenta deve tomar no mínimo dois litros de água pura diariamente e estimular o seu bebê a sugar corretamente com mais frequência.
Amamentar é amor. É vínculo. É saúde. Somos mães, podemos alimentar nossos filhos. Olhe para ele, faça carinho. Fique quieta. Ele quer esse momento só para ele. Respeite. Distribua seu amor nesse momento tão especial e aproveite.
Fonte: Ministério da Saúde.
Por Yasmin Chiden é jornalista e recém mãe. Aqui divide com os leitores todos os desafios e descobertas de ser mãe sem arrancar os cabelos e com saúde.
Twitter: @yasminchiden
Quer trocar uma ideia e contar sua história de mãe? Mande um email para [email protected]
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(