Dores constantes nas pernas e dificuldade de locomoção nem sempre são decorrentes de problemas musculares. Esses desconfortos podem ser ocasionados também pela doença vascular - estreitamento e endurecimento das artérias, geralmente, das pernas e pés.
O cirurgião vascular do Hospital São Luiz Jabaquara, AnnibalRebello?, alerta sobre os perigos da patologia e comenta sobre suas formas de tratamento.“A obstrução das artérias é causada pela aterosclerose, problema causado quando gordura, colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias formando placas e no longo prazo, essas placas podem deixar as artérias mais estreitas e rígidas, dificultando a circulação sanguínea e até prejudicar outros órgãos e tecidos”, explica o especialista.
Os principais sintomas da doença vascular periférica são as dores nas pernas, que podem ser esporádicas, apenas ao andar, ou constantes. “Em casos mais sérios, o paciente pode parar de andar e até ter outras complicações, como necrose e gangrena”, diz Annibal Rebello,cirurgião vascular do Hospital São Luiz Jabaquara.
Pessoas com problemas cardíacos, hipertensão, diabetes e obesidade têm mais propensão para desenvolver a doença. O cigarro e o sedentarismo também aumentam os riscos de obstrução das veias. Segundo Rebello, o tabaco é composto por diferentes elementos tóxicos que colaboram para a vasoconstrição arterial.
Tipos de tratamentos
O tratamento da doença vascular periférica é determinado pelo nível de obstrução da artéria. Em casos mais simples, o tratamento pode ser feito via medicamento, enquanto em casos mais complexos, é necessária a realização do procedimento cirúrgico, que dilata a artéria obstruída (angioplastia) ou apenas a recupera.
Prevenção
- Prática de atividades físicas com orientação médica
- Dieta balanceada
- Parar de fumar
- Monitoramento dos níveis de açúcar e colesterol no sangue
- Pressão arterial controlada
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(