Tudo o que você sempre quis saber sobre os signos e astrologia. É esta matéria que o Bemzen preparou para vocês.
Os signos do zodíaco representam características da psicologia humana na forma que segue, segundo Bruno Ferreira Pires:
Áries -- ação, impetuosidade, impulsividade.
Touro -- calma, possessividade, inércia.
Gêmeos -- dúvida, dispersão, movimento.
Câncer -- sentimento, acolhimento, intuição.
Leão -- honra, egocentrismo, coragem.
Virgem -- razão, exigência, crítica, perfeccionismo.
Libra -- equilíbrio, diplomacia, diálogo.
Escorpião -- intensidade, sexualidade.
Sagitário -- objetividade, individualidade.
Capricórnio -- persistência, trabalho, resistência.
Aquário -- originalidade, criatividade, eloquência.
Peixes -- sensibilidade, sensitividade, idealismo.
Os signos e as partes do corpo
Segundo Marcus Manilius (século I) em seu poema Astronomica, os signos do zodíaco regem as partes do corpo na forma que segue:
Áries -- cabeça
Touro -- pescoço e garganta
Gêmeos -- pulmões, braços e ombros
Câncer -- peito, seios e estômago
Leão -- coração e parte superior das costas
Virgem -- abdômen e aparelho digestivo
Libra -- rins, região lombar e pele.
Escorpião -- genitais
Sagitário -- quadris e coxas
A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é uma ciência1 segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam, hipoteticamente, prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos mundanos. É, como tal, uma atividade divinatória, quando usada como oráculo, mas também pode ser usada como ferramenta para definição das personalidades humanas. Jung em seus estudos chamava a este conceito de sincronicidade. Um praticante de Astrologia é chamado astrólogo.
Os registros mais antigos sugerem que a Astrologia surgiu no terceiro milênio AC. Ela teve um importante papel na formação das culturas, e sua influência é encontrada na Astronomia antiga, nos Vedas, na Bíblia, e em várias disciplinas através da história. De fato, até a Era Moderna, Astrologia e astronomia eram indistinguíveis. A Astronomia começou a divergir gradualmente da Astrologia desde o tempo de Ptolomeu, e essa separação culminou no século XVIII com a remoção oficial da Astrologia do meio universitário.
Os astrólogos afirmam que o movimento e posições dos corpos celestes podem influenciar diretamente, ou representar, eventos na Terra e em escala humana. Alguns astrólogos definem a Astrologia como uma linguagem simbólica, uma forma de arte, ou uma forma de vidência, enquanto outros definem como ciência social e humana.
Horóscopo Astrológico
Durante séculos a Astrologia se baseou na observação de objetos astronômicos e no registro de seus movimentos. Mais recentemente os astrólogos têm usado dados coletados pelos astrônomos e organizados em tabelas chamadas efemérides, que mostram as posições dos corpos celestes.
A ferramenta principal da Astrologia é o Horóscopo (também conhecido como carta natal, carta astrológica, mapa natal, mapa de nascimento, ou apenas carta). Este mapa é um diagrama bidimensional que representa a posição dos corpos celestes vistos de certo local, que pode variar desde o centro da Terra, à sua superfície, e até tendo o Sol como ponto central. A interpretação do mapa leva em consideração:
posição destes corpos em relação aos signos do zodíaco,
cálculo das dignidades astrológicas,
posição absoluta e relativa destes corpos dentro de um dos sistemas de casas astrológicas,
os aspectos astrológicos: relação trigonométrica dos corpos celestes entre si,
Há, no entanto, diferenças na forma como estes apoios básicos são usados nas diferentes tradições, as quais incluem: desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras ideias de constelação surgiram dessa necessidade de acompanhar o movimento
Astrologia ocidental
Astrologia chinesa
Jyotish ou Astrologia védica
Astrologia cabalística
Também de maneira geral estas tradições incluem abordagens diferentes, entre elas:
Astrologia natal: estudo do mapa natal e seus desdobramentos
Astrologia horária: o ramo divinatório da Astrologia, analisa um mapa feito para o momento em que a questão é formulada
Astrologia eletiva: a determinação do melhor momento para empreender algo
Astrologia mundial: correlação entre eventos históricos e aspectos entre os planetas lentos
Astrologia agrícola: o uso da posição dos planetas nas práticas agrícolas
Ao longo do tempo, a Astrologia deixou sua marca na linguagem; influenza, nome antigo dado à gripe, veio a atribuição pelos médicos de causas planetárias à doença. Desastre vem do latim dis aster (má estrela), considerar de sider, porque se acreditava que o ferro vinha do espaço.
Embora a Astrologia ocidental use quase que exclusivamente o zodíaco tropical, a Astrologia hindu usa o zodíaco sideral, que é mais próximo da posição astronômica dos astros no céu, mas seguindo a mesma forma de divisão do céu que o Tropical.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(