Selected a language:

Novela Em Família: Conheça a defesa pessoal usada por Alice

Determinada a se proteger, Alice, a personagem de Erika Januza, iniciou a prática da defesa pessoal israelense, modalidade que permite que qualquer pessoa, independentemente de força física, idade ou sexo, possa voltar em segurança para casa
 
Nos capítulos dos dias 2 e 3 de junho, a personagem Alice (Erika Januza), da novela Em Família, da Rede Globo, decide tomar aulas de defesa pessoal para se defender de possíveis ataques de agressores.
 
Essa defesa pessoal é o Krav Maga, que não é um esporte nem uma arte marcial. Trata-se da única modalidade reconhecida mundialmente com arte de defesa pessoal.
 
Criado em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga não tem competições, campeonatos ou medalhas. O maior troféu é a vida que será salva um dia.
 
Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, o Krav Maga possibilita que qualquer cidadão comum, independentemente de força física, idade ou sexo, possa voltar em segurança para casa.
 
Os golpes são curtos e rápidos e visam atingir os pontos sensíveis do corpo humano.
 
Na cena, quem aparece com Erika Januza é Daniel Delias, instrutor habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), a única representante oficial da modalidade no Brasil, Peru e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil.
 
 Para mulheres - O Brasil contabiliza hoje a 7ª maior taxa de homicídios femininos. A cada hora, 10 mulheres são vítimas de violência no Brasil e em 70% dos registros, o agressor é o companheiro ou o cônjuge da vítima. Outro dado crítico é que ainda hoje é baixo o número de mulheres que chegam a denunciar as agressões, por vergonha ou medo.
 
Por meio dos treinos, o aluno aprende a superar obstáculos físicos e mentais e se torna uma pessoa melhor em todos os sentidos: ganha coragem e confiança em si mesmo, equilíbrio emocional, muda a postura frente à vida, a si próprio e ao seu oponente.
 
Quando as mulheres descobrem que, apesar de não ter a mesma força física do homem, ela é capaz de se defender de forma simples e eficiente, com movimentos rápidos e eficientes, ela adquire confiança.
 
O Krav Maga mostra à mulher que ela pode fazer parte da solução para as agressões a ela e a seus filhos e, com isso, ela muda a sua postura frente ao risco. Hoje, 30% dos praticantes de Krav Maga são mulheres
 
 Pratique com segurança – O Krav Maga é uma técnica de defesa pessoal e não um esporte. Ou seja, para que se possa usá-la em caso deum ataque, é preciso estar apto e preparado, tanto fisicamente, quanto emocionalmente e isso só se consegue com treinamento adequado.
 
O Brasil foi um dos primeiros países fora do Estado de Israel a conhecer o Krav Maga. No dia 18 de janeiro de 1990, Mestre Kobi Lichtenstein chegava ao país com o propósito de trazer a defesa pessoal israelense à população da América Latina.
Mestre Kobi começou a praticar a modalidade aos 3 anos, com o criador desta arte, Imi Lichtenfeld, em Israel e foi um dos 13 alunos de Imi especialmente preparados para difundir o Krav Maga pelo mundo.
 
Como o primeiro faixa-preta a sair do Estado de Israel, Mestre Kobi chegou ao Brasil e se estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga.
 
Seu trabalho em todos esses anos buscou manter a fidelidade à obra de Imi. Por exemplo, o processo de formação de instrutores adotado pela FSAKM foi criado por Imi Lichtenfeld e ainda hoje é o método utilizado em Israel. “Atuamos com uma modalidade reconhecida como defesa pessoal e ligada à segurança e à proteção à vida. Sendo assim, a responsabilidade na formação de nossos instrutores, professores e mestres é imensa”, explica Mestre Kobi.
 
Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga em cada estado e em cada país, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.
 
Para praticar Krav Maga com segurança, procure um instrutor habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: