Selected a language:

Larissa Manoela e o Relacionamento Tóxico e Abusivo: Como se Defender e Denunciar Relacionamentos Tóxicos e Abusivos, o WhatsApp e os telefones para te ajudar

 

Larissa Manoela, a talentosa atriz, revelou publicamente sua experiência com pais tóxicos e narcisistas, que abusavam da relação com ela. Essa situação, embora triste, reflete uma realidade mais ampla na qual muitas pessoas enfrentam relacionamentos prejudiciais e depreciativos não só dentro da própria família, mas também no ambiente profissional.

 

 

Relacionamentos tóxicos e abusivos são aqueles em que um dos parceiros exerce controle e poder sobre o outro, causando sofrimento e dor. Eles podem ser físicos, emocionais ou financeiros. "O ciclo do relacionamento abusivo é composto por três fases: construção das tensões, explosão da violência e lua de mel", destaca a Psicóloga Lenore E. Walker.

 

 

Um relacionamento tóxico é aquele em que um dos parceiros exerce controle e poder sobre o outro, causando sofrimento e dor. Esse comportamento pode ser físico, emocional ou financeiro.

 

 

Um relacionamento abusivo é um tipo de relacionamento tóxico em que há violência, seja física, verbal ou psicológica.

 

 

A principal diferença entre um relacionamento tóxico e um relacionamento abusivo é a presença de violência. No relacionamento tóxico, o controle e o poder podem ser exercidos de forma sutil e indireta, como por meio da manipulação ou da crítica constante. Já no relacionamento abusivo, a violência é direta e intencional, e tem como objetivo causar dor e sofrimento.

 

 

Outra diferença entre os dois tipos de relacionamento é o nível de danos que eles podem causar. Os relacionamentos tóxicos podem causar danos emocionais e psicológicos significativos, mas os relacionamentos abusivos podem causar danos físicos e até mesmo a morte.

 

 

Aqui estão alguns exemplos de comportamentos tóxicos que podem ocorrer em um relacionamento:

 

- Controle: o parceiro tenta controlar as ações, pensamentos e sentimentos do outro.

 

- Isolamento: o parceiro impede que o outro se relacione com outras pessoas.

 

- Crítica: o parceiro critica constantemente o outro e o faz sentir mal consigo mesmo.

  

- Agressão: o parceiro usa violência física, verbal ou psicológica.

 

 

 

Aqui estão alguns exemplos de comportamentos abusivos que podem ocorrer em um relacionamento:

 

 

- Violência física: o parceiro bate, empurra, chuta ou agride fisicamente o outro.

 

- Violência verbal: o parceiro xinga, ameaça ou humilha o outro.

 

- Violência psicológica: o parceiro faz o outro se sentir culpado, inseguro ou dependente.

 

 

Se você está em um relacionamento tóxico ou abusivo, é importante buscar ajuda. Você não está sozinha e existem recursos disponíveis para ajudá-lo.

 

 

 

Aqui estão algumas dicas para enfrentar um relacionamento tóxico ou abusivo:

 

O primeiro passo é reconhecer que você está em um relacionamento tóxico ou abusivo. Isso pode ser difícil, pois os abusadores geralmente são muito bons em manipular suas vítimas.

 

Busque ajuda. Não tente lidar com um relacionamento tóxico ou abusivo sozinha. Converse com amigos e familiares, procure um terapeuta ou ligue para uma linha de apoio.

 

Defenda-se. Se o seu parceiro for agressivo, aprenda a se defender. Você pode fazer isso estabelecendo limites claros e dizendo "não" quando necessário.

 

Termine o relacionamento. Se o seu parceiro não estiver disposto a mudar, pode ser necessário terminar o relacionamento. Isso pode ser difícil, mas é a melhor coisa para você.

 

 

 

Confira como denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180) - Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180  - Lei Maria da Penha

 

 

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

 

 

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

 

 

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

 

 

 

 WhatsApp do Canal de Ajuda se você estiver em um relacionamento tóxico: Acesse podefalar.org.br ou pelo zap: (61) 9660-8843.

 

 

É muito difícil sair de um relacionamento abusivo ou tóxico, mas não tenha medo de buscar apoio nas pessoas em quem você confia. Lembre-se de amar a si primeiro. E jamais romper a sua rede de amizades, afetos e cuidados por causa de outra pessoa.

 

 

Se você está precisando desabafar sobre esse ou outro assunto, acesse o Pode Falar, canal de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Você pode teclar com atendentes treinados para uma escuta sem julgamentos, tudo anônimo e confidencial. Acesse podefalar.org.br ou pelo zap: (61) 9660-8843.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: