Selected a language:

Saúde em dia: Gripe e Resfriado: Como tratar e a diferença

A maioria das pessoas não consegue perceber a diferença de quando estão gripadas ou resfriadas. E para esclarecer quais são os sintomas a Dra. Juliane Vulcano, Clínica Geral do Hospital San Paolo - centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, vai explicar a diferença entre gripe e resfriado.

O resfriado comum é uma infecção viral de sintomas mais brandos caracteristicamente percebidos como congestão nasal, coriza clara e espirros, não há febre alta geralmente. A gripe é também uma infecção viral, que se caracteriza pelo surgimento de febre alta, cefaleia, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Podem ocorrer também, complicações como sinusite bacteriana, otite média, pneumonia. O quadro todo geralmente perdura por 7 a 10 dias.

Para saber se é um resfriado simples ou gripe, o profissional deve avaliar o histórico clínico do paciente, bem como o exame físico.  Para só assim fazer o diagnóstico adequado. De acordo com a Dra. Juliane, existem algumas formas simples de prevenir essas doenças. “Resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina anual, disponibilizada em postos de saúde e em clínicas privadas, bem como durante as campanhas nacionais de vacinação”. 

A especialista ainda ressalta a importância de proteger as crianças: “A vacinação pode ser aplicada a partir de seis meses de vida, pouco tempo antes do inverno, ajudando assim a prevenir doenças respiratórias. A consulta médica para adultos e crianças deve ser realizada na suspeita de possíveis complicações”, conclui.

 

Sintomas da Gripe:

Febre alta

Acompanhada de intensa dor no corpo e na cabeça

Tosse seca, espirros e dor de  garganta.

Pode acarretar a pneumonia ou quadro bacteriano mais grave

 

Sintomas do Resfriado:

Vermelhidão nos olhos e coriza

Febre não muito elevada que dura de 48 a 72 horas

Sem infecção secundária como, por exemplo, dor de garganta

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: