Selected a language:

FITOTERÁPICOS:: A natureza promete dar uma força!

Os fitoterápicos vêm sendo usados também por pessoas que praticam esportes e que buscam o equilíbrio do corpo de forma mais natural. Estudos científicos indicam que o objetivo desses recursos naturais é o de melhorar a manutenção da saúde durante períodos de exercícios intensos e possibilitar o aumento de massa muscular e a redução da gordura corporal. Não é mágica, mas a natureza promete dar uma forcinha.

De acordo com um estudo compilado pela Officilab, farmácia de manipulação do Rio, é possível melhorar a performance de exercícios prolongados, tais como correr, pedalar, remar, nadar, andar, dançar, e outros exercícios aeróbicos, com a associação correta das plantas. Como exemplo, a farmacêutica Dra. Claudia Souza cita a associação termogênica à base de Ma Huang, Paulinea cupana, Extrato de Zhi-Shi e Green Tea. "Para os homens, é possível associar o Ginseng à Ioimbina e à Vitamina E. Para as mulheres, o Ginseng com o Yam Mexicano, Salsaparilla e Isoflavonas da soja", ensina a farmacêutica. Esses fitoterápicos podem ser divididos em duas categorias, os adaptógenos ou tônicos e os anabólicos, que aumentam a massa muscular. "Os fitoterápicos adaptógenos melhoram a performance aeróbica e os anabólicos mimetizam a ação ou são metabolizados no organismo gerando esteróides anabólicos", complementa a farmacêutica.

No estudo da Officilab, o Ginseng foi testado em 120 pacientes com idades variadas, homens e mulheres, entre 30 e 60 anos, por um período de 12 semanas, e houve um resultado significativo na melhora da função pulmonar. "Foram estudados, ainda, atletas do Instituto Estadual de Tecnologia da Tasmânia, quando foi verificado o aumento da força do músculo peitoral e do quadríceps, com alterações estatisticamente significativas", ressalta a Dra. Claudia Souza.

Nos compostos naturais, é possível encontrar substâncias, tais como a efedrina, presente na planta Ma Huang (Ephedra sinica), que auxiliam na perda de peso. O extrato de Zhi Shi, uma planta chinesa que é usada tradicionalmente no alívio da congestão e indigestão, também é indicado para quem deseja emagrecer, por ter a mesma eficácia que o Ma Huang, sem atuar no sistema nervoso central, nem produzir efeitos cardiovasculares. O Tribulus Terrestris se destaca nas pesquisas científicas por elevar a quantidade de testosterona e de hormônio luteinizante, circulante em homens e mulheres com baixos níveis desses hormônios. "A planta pode ser utilizada para o aumento do vigor e a recuperação mais rápida do estresse muscular. Possui efeito diurético e promove o aumento de massa magra", complementa a farmacêutica da Officilab. Para finalizar, a soja (isoflavona genistein) é capaz de suprimir a reabsorção óssea, gerando aumento da densidade óssea e conteúdo mineral ósseo da coluna lombar das mulheres.

Bibliografia

- Bucci L.R. Selected herbals and human exercise performance. Am J Clin Nutr 2000; 72(suppl): 624S-36S.
- Advantra Z, "The natural way to lose weight safety "Carl Germano, RD, CNS. - Kensington
- Adimoelja A. Phytochimicals and the breakthrough of tradicional herbs in the management of sexual dysfunctions; International Journal of Andrology, 23 Suppl. 2: 82-84 (2000)


Maiores informações: Tel 21 2266 1864

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: