Selected a language:

ALIMENTOS QUE CURAM:: Soja pode ser usada como cura e prevenção de doenças

A soja, leguminosa cultivada há séculos por povos asiáticos, no último século se tornou alvo de vários estudos, os quais demonstraram que ela não se trata apenas de uma fonte de proteínas e que os seus benefícios são muito maiores.

Hoje podemos afirmar que é um alimento funcional com substâncias capazes de prevenir e curar algumas doenças.

Nos EUA, esses benefícios são reconhecidos pelo Food and Drug Administration (FDA), responsável por controlar alimentos e remédios.

Entre as substâncias encontradas na soja as principais são:


Isoflavonas: grupo dos fitoquímicos que possui compostos classificados como fitoestrógenos, no qual encontramos as famosas isoflavonas. Atua na prevenção no câncer de mama e próstata. Após a menopausa, auxilia na redução das ondas de calor. Tem efeito contra a osteoporose e protege o coração.


Fibras: como características de todas as fibras, auxilia na diminuição do colesterol.


Ácido Fítico: melhora o aproveitamento do ferro, cálcio, zinco e magnésio no organismo.


Saponinas: auxiliam na absorção do cálcio.
A introdução da soja na alimentação dos brasileiros não foi muito adequada, criando uma certa resistência a seu consumo. O leite de soja criado antigamente era muito ruim, acabando com qualquer chance de gostarmos do produto. Devido à essa rejeição, grande parte de nossa produção é destinada até hoje para ração de animais e como ingrediente na industrialização de alguns produtos como salsicha e hambúrguer.

Para melhorar o sabor da soja, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) aperfeiçoou técnicas de preparo que inativam a enzima lipoxigenase, responsável pelo sabor não muito agradável.

A enzima lipoxigenase é inativada pelo calor. Uma superdica é colocar os grãos em uma panela com água fervente, deixar por cinco minutos a contar da fervura, desprezar a água e lavar os grãos em água fria e, após este processo, seguir a receita escolhida. A Embrapa apresenta mais de 300 receitas do produto. Vale a pena visitar o site www.cnpso.embrapa.br/receitas.htm.

A quantidade diária indicada para consumo é de 60 gramas de grãos por dia. Você pode consumir soja em grão, tofu, soja texturizada, missô farinha de soja, coalhada de soja.

Hoje, o sabor do leite de soja é apreciado por muitos incluindo crianças e adultos. Ele é uma forma gostosa de consumirmos soja e todos seus benefícios. Só preste atenção: se o leite de soja contiver açúcar, não abuse devido às calorias.

Já o óleo de soja e o molho de soja (shoyo) não apresentam benefícios.

Agora, a grande tarefa é incorporar esse belo alimento em nosso hábito alimentar. Se você nunca provou a soja, tente encontrar uma receita, caso tenha uma receita deliciosa com a soja envie para podermos provar.

Bom apetite com muita saúde.

Andréa Galante, é nutricionista e trabalha há 12 anos com treinamento, avaliação e educação nutricional, além de orientação específica para dietas

E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: