Selected a language:

Tabagismo: Mitos e verdades sobre parar de fumar

Parar de fumar não é um desafio fácil. Pelo contrário, a pessoa que é dependente do cigarro tem enormes dificuldades em largar o hábito. Uma das maiores queixas dos fumantes é em querer parar de fumar e não saber como. Segundo dados do INCA, o cigarro mata todos os dias pelo menos 7 fumantes em todo o país. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Conheça alguns Mitos e Verdades sobre as vantagens de parar de fumar:


- A pessoa que tenta parar de fumar pode ficar estressada quando não consegue?

Verdade. A falta da nicotina pode causar irritabilidade nos primeiros dias sem o cigarro. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.


- A Terapia de Reposição de Nicotina pode viciar?

Mito. A Terapia de Reposição de Nicotina é um dos tratamentos mais eficazes para quem quer parar de fumar. Ela mantém o organismo com doses controladas e cada vez menores de nicotina, reduzindo os sintomas físicos de abstinência sem expor o fumante aos efeitos nocivos dos outros componentes do tabaco. NiQuitin é um dos tratamentos de Terapia de Reposição de Nicotina mais utilizados no país.



- Todos os fumantes que querem parar conseguem?

Mito. Pesquisas mostram que em torno de 80% dos fumantes querem parar de fumar. No entanto, apenas 3% destes o conseguem sem qualquer tipo de apoio formal. Por isso recomenda-se a utilização de NiQuitin no tratamento do tabagismo. Estudos clínicos comprovam que o uso de NiQuitin dobra as chances de parar de fumar1,2.



- A fissura momentânea por um cigarro pode causar uma recaída?

Verdade. Para quem está parando de fumar e quer evitar recaídas, NiQuitin Pastilhas é um tratamento eficaz. Estudos comprovam que as pastilhas de NiQuitin 4mg aliviam a fissura pelo cigarro em 5 minutos.3 Segundo o mesmo estudo, a fissura eventual é a principal causa de recaída ao cigarro.





Nicotina. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO SE VOCÊ É FUMANTE COM PROBLEMAS CARDÍACOS. MS 1.0107.0153 (Adesivos). MS 1.0107.0182 (Pastilhas). Indicação: interrupção do hábito de fumar. Contra-indicações: não-fumantes, crianças e hipersensibilidade aos componentes da fórmula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Fontes:

1- Transdermal Nicotine Study Group. Transdermal Nicotine for Smoking Cessation. JAMA, 1991; 266(22): 3133-8

2 - Shiffman S et al. Efficacy of a nicotine lozenge for smoking cessation. Arch Intern Med. 2002; 162: 1267-76

3 - Shiffman S et al. J Consult Clinic Psychol. 1996;64:366-79

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: