Selected a language:

NATUREZA À SERVIÇO DA BELEZA:: Prevenção e rejuvenescimento pela argila sulfurosa

Por Maria Amélia*

Muitas pessoas apostam nos recursos naturais para cuidar da beleza e prevenir os efeitos do tempo. Em geral, os resultados costumam ser promissores e, além disso, a prevenção continua sendo o melhor caminho. A médica e cosmetóloga Maria Amélia Ferreira Ramos recomenda para os adeptos de hábitos naturais, a argila sulfurosa, muito rica em nutrientes como ferro, silício e potássio. A argila possui ações bactericidas, regeneradoras, antiinflamatórias e anti-sépticas sob o tecido cutâneo. Esse tratamento milenar era muito empregado pêlos povos da antigüidade, entre os quais, os egípcios, que já conheciam os benefícios dos banhos argilosos assim como os nativos da Amazônia.

Maria Amélia realizou durante mais de vinte anos inúmeros estudos nas regiões brasileiras sobre o assunto e a pesquisa comprovou que o emprego da argila na pele é altamente eficaz em vários aspectos. O resultado é uma tez macia e sedosa, além da eliminação de cravos e espinhas. Ressaltando que devido à textura arenosa, a argila é capaz de promover um verdadeiro "peeling", além de renovar as células, absorver as impurezas, revigorar os tecidos, ativar a circulação e realizar uma limpeza profunda.

A argila também pode ser usada em todos os tipos de pele, contudo, não é qualquer argila que pode ser manipulada, apenas a argila sulfurosa, extraída há mais de trinta metros abaixo do solo, porque é nela que se encontra e se acumulam as reais propriedades cosméticas e terapêuticas que podem proporcionar a prevenção no aparecimento de rugas, manchas e envelhecimento.

Maria Amélia criou inclusive uma linha de produtos onde faz uso da argila acrescentando ainda a andiroba (um óleo extraído da semente do fruto dessa árvore), que é bastante rico em vitamina A e E, protege a pele e previne contra rugas e radicais livres - com propriedades antiinflamatória, anti-séptica e calmante, além de clarear manchas superficiais - e a copaíba que também possui ação antiinflamatória e anti-séptica. De modo que a dermatologista ampliou as possibilidades dos efeitos da argila, que podem ser aproveitados isoladamente ou agregados a outros materiais que aprimoraram ainda mais a melhoria da pele, pois as associações acabam pôr intensificar sua eficácia.

Considerada uma das maiores precursoras de trabalhos e pesquisas científicas baseados na eficácia das plantas e ervas, Maria Amélia se tornou uma conceituada ervanária e afirma . Os principais princípios ativos manipulados em suas formulas são a argila sulfurosa, a copaíba e a andiroba, sendo estes dois últimos extraídos de plantas oriundas da região amazônica. A argila sulfurosa utilizada é removida há trinta metros de profundidade do solo, na cidade de Juiz de Fora (MG) e de acordo com a médica a pureza dela é determinante na sua eficácia.

Maria Amélia Ferreira Ramos é médica e cosmetóloga
E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: