Benefícios da meditação para o sucesso profissional
*Sandra Rosenfeld
Todos nós sabemos que para desenvolver uma carreira sólida e de sucesso é necessário ter foco, metas cristalinas, saber lidar com as adversidades, manter um bom relacionamento com os colegas e superiores, ser criativo, ser proativo... Ufa!!!
Mas para conseguir isso tudo é fundamental manter a ansiedade e o estresse sob controle, o que proporciona uma boa disposição e saúde tanto física quanto mental. A ansiedade e o estresse contínuos afetam o nosso sistema imunológico, facilitando o aparecimento de doenças, das mais simples, como uma gripe; como outras mais sérias, como problemas cardíacos. São gatilhos também para a insônia, depressão, irritabilidade, falta de memória, baixa criatividade, enxaquecas, pressão arterial alta, etc.
É aí que entra a meditação, uma poderosa ferramenta interna que temos à nossa disposição. Os benefícios da meditação vêm sendo estudados, ao longos desses últimos vinte anos, por médicos e cientistas nos mais conceituados hospitais e universidades do mundo, como Havard, Wisconsin, Cambridge entre outras. Hoje, a meditação é totalmente validada por essas pesquisas, deixando, há muito, o campo do esoterismo.
O desempenho antiestresse da meditação, segundo estudos das universidades americanas Stanford e Columbia, acontece porque a mente aquietada inibe a produção de adrenalina e cortisol – os dois hormônios secretados nas situações de estresse – , ao mesmo tempo que estimula, no cérebro, a produção de endorfinas, um tipo de tranquilizante e analgésico natural, tão poderoso quanto a morfina e responsável pela sensação de leveza nos momentos de contentamento.
O mais interessante é que os “efeitos” continuam após a prática. A meditação, a médio e longo prazo, é profundamente transformadora. A curto prazo, já se observa algumas mudanças importantes.
Veja outros 20 benefícios comprovados com a prática regular da meditação:
1- Aumento da criatividade.
2- Estimulação da memória.
3- Maior poder de atenção e concentração.
4- Amplia o discernimento para lidar com situações de estresse.
5- Aumento da autoestima.
6- Maior equilíbrio emocional.
7- Melhora nas relações interpessoais.
8- Autoconhecimento.
9- Maior aceitação de si mesmo e do outro.
10- Mais alegria na rotina.
11- Paz e tranquilidade.
12- Auxiliar no combate às fobias e compulsões.
13- Fortalecimento do sistema imunológico.
14- Redução da pressão arterial alta.
15- Melhora na qualidade do sono.
16- Alívio da enxaqueca.
17- Auxílio no tratamento da depressão.
18- Coadjuvante no tratamento e sintomas das doenças cardíacas.
19- Redução significativa dos quadros de dores em geral.
20- Recurso eficaz no tratamento da hiperatividade e déficit de atenção.
Quer mais? Tem, mas só com a prática.
*Sandra Rosenfeld
Escritora, Palestrante, Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era/Record.
[email protected]
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(