Onipotente e Misericordioso Deus, que destes a Agostinho a graça da santidade e o Dom da inteligência a serviço do Evangelho, fazei com que eu também saiba converter todos os meus dias e horas em ocasiões para servir e amar, dando testemunho da Vossa Verdade. Amém.
O Santo
Santo Agostinho nasceu em Tagaste, na Tunísia, no ano de 354. Só foi convertido aos trinta e dois anos, em Milão, de forma milagrosa, sob as mãos de santo Ambrósio. Depois regressou à África após a morte de Mônica, sua mãe, consagrando-se à vida religiosa.
Foi feito padre e depois bispo de Hipona, na Argélia, e trabalhou por cerca de 40 anos contra as heresias, realizando diversos escritos que são verdadeiras obras-primas, como as “Confissões e as Retratações”, a “Cidade de Deus” (espécie de teologia da história), o tratado da “Trindade”, entre outros.
Reconhecido por seu caráter generoso e simpático, capacidade de perdoar e extrema sensibilidade, Santo Agostinho conseguiu atrair e unir a si os seus próprios adversários. A sua “regra” religiosa fez surgir, em diversas épocas, formas de vida religiosa que o consideram pai. Além dos “agostinianos”, cerca de 20 mil religiosos seguem sua “regra” até hoje. É o primeiro dos quatro grandes doutores do Ocidente. Morreu no dia 28 de agosto de 430, em Hippo Regius.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(