Selected a language:

A cozinha: Saiba como deixá-la tinindo segundo o Feng Shui

Quando escrevemos que o Feng Shui cuida de melhorar e harmonizar as energias que circulam nos ambientes, nem imaginamos o quanto é importante e profundo esta harmonização em cada cômodo, em sua função específica, nosso dia a dia.

Vamos entender melhor esta verdade, analisando a função e importância de uma cozinha e sua da energia em uma residência e na vida dos moradores.

Comecemos por analisar as funções fundamentais da cozinha em nosso lar: guardar os alimentos, que iram virar refeições; preparar as refeições que ira nutrir e energizar as pessoas; reunir a família na hora das refeições; bater papo com a família e amigos, tomando um café ou comendo pizza; trocar confidências ou ter conversas sérias com o parceiro ou filhos; ver televisão ou escutar musica, enquanto cozinha ou limpa o cômodo; bater papo telefone, sentado na copa; planejar o futuro ou preparar a agenda de trabalho da semana; etc.

Podemos então dizer uma cozinha trabalha e transmite uma série de energias importantes para os moradores e a família em uma casa: riqueza, abundância e fartura por causa dos alimentos e refeições; união, proteção e aconchego das pessoas e família na hora das refeições; comunicação e felicidade das pessoas da casa, entre outras.

Se formos mais observadores, iremos notar que estas energias estão há muito tempo enraizadas no inconsciente humano. Os primeiros seres humanos viviam em grupos nômades e para se proteger a noite, ficam juntos em volta de uma fogueira, que usavam também para preparar os alimentos. O fogo de uma fogueira pode ser representado hoje, pelo fogão.

Nas primeiras moradias, só existia um grande cômodo, onde de lado existia o fogão e a mesa de refeições e a cama para dormir. Pensando bem, a simbologia da cozinha é tão antiga quanto à civilização que hoje conhecemos. Precisamos então cuidar muito bem das energias que existem e circulam nesta cozinha.

Comecemos por analisar pontos simples e de fácil percepção, para dizer que a cozinha está ou não com boas energias. Uma cozinha estará com boas energias se:

- Limpa e com boa higiene;
- Fruteira com frutas frescas;
- Flores naturais no ambiente;
- Exposição de utensílios, de potes e panelas;
- Potes cheios de ervas ou cereais;
- Iluminação plena e adequada, etc.

Uma cozinha estará com más energias se:

- geladeira vazia e suja;
- desleixo e sujeira em geral;
- toalhas ou esponjas com sujeira de travessas;
- travessas e pratos por lavar;
- prato do cachorro ou gato em cima do balcão;
- saco da comida do cão ao lado da fruteira;
- fogão com as bocas entupidas;
- armários com poucos produtos.

Os cuidados que devem ter com a cozinha, segundo o Feng Shui

Além de tudo o que já escrevemos, é interessante notar como as pessoas se reúnem na cozinha em uma festa. Além da questão de estarem mais próximas aos alimentos e bebidas, deve ser uma forma de se resgatar lembranças e sensações de nossa infância.

Por este motivo, a cozinha tem que ser um lugar convidativo. Segundo o Feng Shui, a cozinha deve ter janelas para haver iluminação natural e para que fique mais arejada. Boa luz e ar fresco promovem o movimento da Energia Chi. Beneficiando quem prepara a comida e quem for se alimentar. Já para o período noturno, é muito importante escolher uma iluminação adequada para este ambiente. Um bom dia é usar uma iluminação fluorescente, com 3.000 kelvins. Neste padrão teremos uma luz branca adequada para uma cozinha.

Cozinha é sinônimo de prosperidade, riqueza e abundância.  Cozinha é sinônimo de mesa farta. Para que isto ocorra, esta abundância tem que saltar aos olhos. Os armários, balcão, fruteira e geladeira, devem estar sempre cheia, com bom estoque de alimentos, especiarias, enlatados, bebidas e frutas. Quanto mais alimentos, com quantidade e qualidade, mais próspero se sentira a família.

Ter a ideia que não falta nada e sinônimo de riqueza, abundância e felicidade. Numa cozinha é muito importante que as cores: verde, amarelo, vermelho e laranja, sempre estejam presentes. Estas cores representam a fartura de nossos alimentos. Use e abuse destas cores em pequenos detalhes de decoração e arranjos. Não existe uma cor padrão para cozinhas, no Feng Shui. Qualquer cor escolhida, desde que seja do gesto da família, sempre é bem vinda.

Outro símbolo de riqueza na cozinha é o fogão, por causa do elemento fogo, nossa fogueira ancestral. O fogão é o cofre da casa. Mantenha o fogão sempre limpo e todas as bocas e forno funcionado 100%. Muito cuidado se morar em sobrado, para que o banheiro não esteja sobre a cozinha e fogão. Se isto ocorrer, a privada poderá roubar a prosperidade da cozinha/fogão. O mesmo vale se a porta da cozinha ficar de frente para a porta de um banheiro ou lavabo - rouba energia. A solução e manter as portas fechadas.

Caso tenha uma sala de jantar, a cozinha deve estar no cômodo ao lado. Quanto maior a distância, maior poderá ser a perda de energia dos alimentos preparados. Não é aconselhável que a cozinha seja visível da porta de entrada, por dois motivos: a) não queremos ficar a toda hora com fome, preocupados com comida e engordar; b) algumas visitas podem invejar sua prosperidade e abundância.

A solução e manter a porta fechada. Caso exista uma mesa de refeições na cozinha, e como uma mesa também representa prosperidade, podemos potencializar esta prosperidade, colocando sobre a mesa uma bela fruteira cheia de frutas e um espelho médio na parede lateral a mesa, que irá refletir e dobrar a prosperidade da mesa. Com todos estes cuidados, os amantes de um bom garfo iram adorar ainda mais ficar na cozinha.

Vera Caballero & Franco Guizzetti - consultoria de Feng Shui para residências, empresa e comércio.
E-mail: [email protected]
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    maia clotilde magalhaes menezes pimentel
    28/08/2011 16:34

    tenho lido bastante as reportagens deste site em relação ao fungshui e gostari de saber qual tipo de vasos de ervas devo ter na cozinha. obrigada

  2. #2
    elizabete leaal
    26/01/2012 10:37

    adorei as dicas tento aplicar na minha cozinha, mais o maior problema é que ela esta precisando de uma reforma urgente, já tenho a ceramica estou juntando o dinheiro para poder colocar, não espero a hora de ver a minha cozinha bonita pois fico muito tempo la , adoro cozinhar para as pessoas.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: