Selected a language:

Prevenção ginecológica: A importância do acompanhamento para a saúde e bem-estar das mulheres

 

Muitas mulheres desconhecem a importância da prevenção ginecológica. Às vezes, por falta de informação ou até mesmo pela falta de tempo devido à correria do dia a dia. Com a vida agitada que engloba família, trabalho, filhos e lazer, principalmente as mulheres, acabam se esquecendo de cuidados básicos com a saúde e bem-estar.

O Dr. Leopoldo Viera, ginecologista do Hospital San Paolo - centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo, esclarece alguns pontos como, por exemplo, qual é a importância dessa prevenção, de quanto em quanto tempo devem ser realizadas as consultas e quais exames são mais importantes, entre outros.

Segundo ele, a prevenção nada mais é do que fazer um acompanhamento precoce, ter uma alimentação saudável, uma rotina de atividade física regular e ir ao médico anualmente. “São medidas adotadas para evitar o surgimento de doenças ginecológicas benignas e malignas”, explica o médico.

 

Os principais exames que as mulheres devem fazer:

Papanicolau

Ultrassonografia pélvica transvaginal

E para as pacientes com idade a partir de 40 anos a mamografia bilateral.

 

“Gostaria de ratificar a importância desses exames ginecológicos periódicos, mas sem deixar de lado a prevenção das doenças clínicas em geral, pois sabemos que doenças como as cardiovasculares, por exemplo, constituem uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo” finaliza o médico.

 

Doenças que mais atingem as mulheres:

- Ginecológicas benignas: corrimentos genitais, doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios da menstruação, infecções do trato urinário, incontinência urinária, mastalgia e doenças fibrocísticas da mama.

- Ginecológicas malignas: principalmente câncer de mama e colo uterino

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: