Selected a language:

INCONSCIENTE:: Sonhe muito e viva de bem com a vida

Embora não se saiba exatamente por que sonhamos, é amplamente aceita a teoria segundo a qual o inconsciente exerce grande papel na nossa vida, especialmente enquanto dormimos. Há uma grande discussão a respeito disso. Digamos que consciente significa estarmos acordados, percebendo tudo ao nosso redor e em controle de nossas ações. Quando você caminha cheio de preocupações em uma rua agitada pode estar completamente alheio a todo o que ocorre na rua até um carro frear na sua frente ou uma batida provocar grande barulho e você "despertar". Todo o barulho estava lá e você não se deu conta porque o seu cérebro estava ocupadíssimo com suas preocupações. Inconsciente seria a falta de controle sob o que acontece em várias esferas, sem o uso da vontade, e que aflora, por exemplo, nos sonhos. Através dos sonhos você pode aprender, entrar em contato com toda a sua memória ao longo do tempo, influenciar e ser influenciado e, além de tudo, desenvolver um processo de muita paz e sabedoria.

Enquanto você dorme e está "inconsciente" seu cérebro está ativo, consciente, controlando todos os seus órgãos através de uma rede de sensores. Embora você não saiba quais a atividades nas quais ele está envolvido, os sonhos podem ser simplesmente a manifestação daquelas atividades. Por exemplo, você pode sonhar com os dentes caindo e estar passando por uma inflamação nos dentes, um canal inflamado, etc. Pode sonhar com cobra ou outra coisa que tem medo porque a posição que você está dormindo está atrapalhando a circulação sanguínea ou, ainda, ter um grande pesadelo porque comeu muito antes de dormir. Entretanto, o cérebro é capaz de organizar nosso inconsciente em diferentes níveis o tempo todo, inclusive trazer à tona memórias celulares de outras vidas. Sonhar é essencial para o bem-estar e todas as pessoas sonham. Freud (1870-1937) acreditava que a simbologia dos sonhos representava os sentimentos e as emoções. Jung (1875-1961) achava que essa simbologia refletia o inconsciente coletivo. Discussões à parte, sonho é uma coisa pessoal, individual, e pode refletir a memória celular e o contato com a vida atual. A qualidade do sonho pode servir como um termômetro.

Os estágios do sono
Dormir é essencial para processo de regeneração do corpo e os aprendizados podem modificar vidas. Pessoas que não dormem bem ou não o suficiente por períodos prolongados passam a apresentar sinais de psicose. Ficam agressivas e pessimistas. Sabe-se que existem pessoas que precisam dormir oito horas, especialmente crianças e adolescentes, mas existem outras que só precisam de quatro a cinco horas. Essas muitas vezes se sentem culpadas, à toa, por não dormirem mais. Há cinco estágios do sono: no primeiro, a pessoa começa a relaxar e a "pescar", isto é, dá mergulhadas, capaz de acordar a qualquer momento. No segundo a pessoa já dorme sem voltar à tona, mas pode acordar com pequenos barulhos. No terceiro, já dorme profundamente e os barulhos já não incomodam. Neste estágio, os olhos movem de um lado para o outro. No quarto estágio 80% do desgaste diário é trabalhado e refeito. Depois disso a pessoa é levada ao quinto estágio que consiste em movimentar os olhos rapidamente. É durante este estágio que os sonhos ocorrem e esses estágios podem se repetir até cinco vezes numa noite.
Cientistas dizem que se a pessoa acordar de repente quando estava no quinto estágio vai lembrar dos sonhos. Se acordar nos outros estágios a pessoa pode achar que a situação em que sonhou aconteceu ou "sente que algo vai acontecer". O meio-ambiente pode influenciar nos sonhos de forma que você sonha com telefone tocando quando na verdade isso acontece, ou pode sonhar com outras coisas que estão acontecendo como fogo na casa, o gás aberto na cozinha, a janela aberta, ladrão. Televisão no quarto afeta o fluxo energético vital e espelho que reflete você dormindo é um veneno. Redes de alta tensão e postes de antenas parabólicas muito próximas da casa afetam não só o sono, mas a saúde em geral. Dê uma lida nos livros de Feng Shui e aprenda como equilibrar a sua casa para que ela não se oponha às forças da natureza.

Faça a sua parte
É através dos sonhos que a gente se comunica mais facilmente com os mundos sutis. Dependendo da evolução espiritual de cada um, podem ocorrer viagens astrais, isto é, o espírito sai do corpo e vai a outros lugares, muitas vezes estudar ou trabalhar ou simplesmente passear, rever lugares e pessoas relacionados com esta e outras vidas. Há treinamentos para as viagens astrais. No final dos anos 70, quando não existiam as facilidades literárias de hoje, eu li Lubsang Rampa e aprendi com ele a sair do corpo sem medo. E esses livros eram encontrados nas bancas de jornais. Com essas viagens eu aprendi que a vida é uma preciosidade e que dormir é um sagrado prazer.
Há registros de pessoas famosas que dormiram e sonharam com a resposta para aquilo que pesquisavam e no dia-a-dia das pessoas comuns isto também acontece só que a gente não registra conscientemente. Dizem que a máquina de costura veio de um sonho. Como a vida se assemelha a uma moeda, com dois lados, é também através dos sonhos que a gente encontra inimigos astrais, e muitos desses inimigos, dependendo da capacidade individual, pode aproveitar do sono para implantar idéias pessimistas, sofrimento, angústia, culpa e toda uma sorte de coisas negativas com o intuito de vingança. Anjos e protetores também podem aproveitar sua soneca para chamar você aos costumes!
Os egípcios sintetizaram e interpretaram os sonhos há mais de quatro mil anos atrás Dizem que Pilatus não era indeciso e que foi a mulher dele quem advertiu para que ele não se envolvesse na condenação de Jesus e que ela havia recebido essa mensagem em um sonho. Há uma tribo indígena na ilha de Sumatra, na Indonésia, que norteia seus caminhos pela sabedoria dos sonhos. As crianças já são ensinadas desde cedo a trabalhar os medos do dia-a-dia com base naquilo que sonham. Os sonhos são interpretados pelos mais velhos, que também fizeram essa terapia quando eram crianças e assim vai.

Deixe a cama assumir as responsabilidades dela
Nada melhor que uma encostadinha numa cadeira durante o dia para recarregar as baterias. Não precisa mais que 10 ou 15 minutos e a gente "volta" refeito, disposto e pode produzir mais e melhor do que um dia inteiro de trabalho contínuo. Mas se o patrão não fica contente com isso, a saída é fazer as pazes com a cama. Os tibetanos ensinam que antes de deitar é preciso rezar e deixar de pensar, isto é, detectar o que está pensando e ordenar o esvaziamento da mente. Isto requer prática, mas funciona. Vá para a cama mais cedo do que a hora costumeira. Deixe o trabalho lá no escritório e as contas para pagar na gaveta. Relaxe e não pense em nada. Dê boas espreguiçadas e solte os músculos.
Evite alimentos gordurosos, café, chá preto, chocolate e bebida alcoólica à noite porque dificultam o relaxamento e no caso do álcool pode atropelar o processo natural do sonho porque o cérebro ficará incapaz de controlar o que ocorre no corpo. Elimine os ruídos da casa e o desconforto da cama. Ache a posição correta de dormir que é a cabeça apontando para o Leste e os pés para o Oeste. Tem gente que não precisa de travesseiro. Tomadas todas as precauções, dê uma ajudinha e diga ao cérebro, com carinho: durma, durma, durma. Deixe que a cama se responsabilize pelo peso do seu corpo. Tudo é uma questão de hábito e aquele de levantar no meio da noite para comer deve ser tratado com terapias adequadas. O corpo não foi feito para dormir, comer e voltar a dormir. Isto vicia e degenera o metabolismo.

Insônia
As causas da insônia podem vir do estresse emocional, cansaço, preocupações. Um banho quente antes de ir para a cama, associado a chá de erva-doce ou leite quente pode ajudar a acalmar e relaxar o corpo. Uma suave colônia de lavanda após o banho produz uma gostosa sensação de bem-estar. As roupas devem ser folgadas e poucas. Um médico poderá avaliar se o seu problema é apenas falta de vitaminas B, C, zinco e cálcio. O terapeuta floral poderá recomendar Vervain, Rock Water, Vine, Elm e Beech para os casos de estresse, frustração e inabilidade para relaxar. Há os casos onde associar Impatiens pode ser mais efetivo. Argumentação mental tem boa resposta com White Chestnut. O campeão de relaxamento é o Reiki. As massagens orientais revigoram. Comprimido para dormir, além de criar dependência, pode provocar efeitos colaterais diversos, de acordo com cada pessoa. Eles afetam o quinto estágio do sono, que é vital para o nosso bem-estar, e bloqueiam o acesso a memórias de outras vidas. Se há dificuldade para relaxar e dormir é porque existe um desequilíbrio em seu sistema. O ideal é procurar uma terapia adequada e identificar a causa da desarmonia.

José Joacir dos Santos é Jornalista e Psicoterapeuta Holístico
E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: