Selected a language:

Homeopatia: Será que o tratamento realmente demora para fazer efeito?

Não é verdade. Esta é uma idéia equivocada que muita gente tem, porém a homeopatia pode ser tão ou mais rápida do que qualquer outra modalidade terapêutica.

Tudo depende, basicamente, de dois fatores: Se o medicamento prescrito é o mais indicado para o paciente e qual é a capacidade da energia vital dele para responder ao estímulo deste medicamento no sentido de promover a cura. Ficou enrolado?

Então vamos analisar cada um destes fatores separadamente para que fique mais claro.

Como eu já disse em outros textos, embora a homeopatia possa ser usada de uma forma exclusivamente sintomática, a verdadeira arte homeopática prescrita por Hahneman diz que se deve tratar o paciente como um todo corrigindo o desequilíbrio da energia vital que permitiu o surgimento da enfermidade. Se extirparmos somente os sintomas, o desequilíbrio não tratado encontrará outras formas de se manifestar. Pois bem, o primeiro desafio do homeopata é encontrar o medicamento que seja capaz de promover tal reequilíbrio. Aí entra um dos possíveis fatores de demora: o homeopata que não prescreve o melhor medicamento para aquele indivíduo. Isso, como se vê, não é um problema da homeopatia mas do médico que deveria demorar mais nas suas consultas para melhor conhecer seu paciente e assim encontrar-lhe um medicamento mais adequado ou , ainda, demorar-se um pouco mais estudando pois acertar o medicamento de maior similitude é principio básico para o sucesso de qualquer tratamento homeopático.

O segundo fator é a capacidade de resposta da energia vital do paciente. Isso vai depender de quão debilitada ela se encontra o que, por sua vez, pode ter relação com o tipo de enfermidade e o tempo de desenvolvimento dela, isto é, se ela é crônica ou aguda e, ainda, idade, nutrição, hábitos de vida, condição de existência, origem da doença, uma infinidade de variáveis que devem ser observadas.

Por isso, há pacientes com cujas doenças de anos, se resolvem em semanas e há aquelas curas que demoram meses. Por outro lado, há doenças agudas que se resolvem em horas e até em minutos ou que podem demorar dias.

Assim, não pode-se dizer que a homeopatia demora a fazer efeito. Não há uma regra de evolução absolutamente rígida, aliás, em nenhuma terapêutica há porque o cada ser humano é único em suas reações.

No entanto, que se pesem todas as variáveis desta equação, uma coisa pode ser dita. Se você tiver um bom médico homeopata que acerte seu medicamento similimum e se a sua energia vital tiver capacidade de responder bem ao estímulo, você vai ver sua saúde se reestabelecer de uma forma impressionante e muito mais rápido do que você imagina.


Fonte: Dra Marta Tornavoi de Carvalho

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: