Selected a language:

Ansiedade: 3 exercícios para reduzir dores no pescoço e ombros

Três exercícios para praticar o Lian Gong em casa

O terapeuta Ricardo Amarante ensina o passo a passo para quem quer levar uma vida mais leve, sem estresse e ansiedade

 

Você sabe o que é Lian Gong? Criada no ano de 1974 por um médico ortopedista chinês, a prática é utilizada para evitar e reduzir as dores corporais, além de restaurar a movimentação natural , o Lian Gong exercita o pescoço, os ombros, as costas, a região lombar, os glúteos, as pernas e as articulações.

 

E, para ajudar a dar o tempo e o ritmo correto aos exercícios, uma música relaxante é uma grande aliada para prática do Lian Gong e pode ser encontrada em aplicativos de música (clique aqui). “O primeiro passo é acertar sua postura: base ereta e as mãos ao lado do corpo,” explica o terapeuta Ricardo Amarante, que oferece a prática em hospitais da região de Campinas gratuitamente.

 

Se interessou? Conheça quais são os três primeiros exercícios para pescoço e ombro que você pode fazer em casa:

 

 

1. O primeiro exercício

Bemzen: Exercicios para relaxar

O exercício é feito com a cabeça e a nuca ereta. Abra a perna esquerda na largura do ombro e deixe as mãos na cintura; puxe o ar direcionando a cabeça para a esquerda e volte soltando o ar. Repita a ação para o lado direito. A mesma coisa deve ser feita puxando o ar e olhando para cima e soltando o ar olhando para baixo. Volte para a posição inicial e repita a ação por oito vezes, sempre alternando da esquerda para a direita e de cima para baixo.

 

 

2. O segundo exercício

Bemzen: reduza dores no pescoço e ombos

O intuito desse exercício é formar uma espécie de arco com as mãos levando-as para perto da orelha (olhando para a esquerda e para a direita). Traga as mãos na altura da boca (posição inicial do exercício) e puxe o ar levando as mãos ao lado da orelha e solte com as mãos para o centro. É importante lembrar que o exercício deve ser feito alterando a cabeça entre a esquerda e a direita, por oito vezes.

 

 

3. O terceiro exercício

Bemzen: técnicas para relaxar e diminuir ansiedade

 

Neste exercício traga os braços esticados um pouco abaixo da boca e olhe para a mão esquerda. Sem abrir o braço, os levante puxando o ar e abaixe soltando o ar. Depois disso, repita a ação olhando para a mão direita, por oito vezes. Volte para a postura inicial (base ereta e as mãos ao lado do corpo).

 

E como estamos vivendo tempos de quarentena devido ao coronavírus, a ansiedade e o estresse acabam aumentando. Para ajudar o terapeuta Ricardo Amarante, diz que após a realização dos exercícios é possível a realização de uma meditação: “Eles ajudam a tirar a tensão dos músculos e a diminuir o estresse. É importante lembrar que nunca devemos começar direto com a meditação, devemos sempre começar cuidando da parte física do corpo, para aliviar e relaxar.”

 

 

Dica do especialista

 

Se tem alguma dúvida de onde deve ser feito a prática, o terapeuta Ricardo Amarante tem um bom conselho: “sempre que possível faça ao ar livre, na sombra de uma árvore. Caso não consiga, pode ser feito em qualquer lugar que tenha 1m² de chão plano.”

 

Sobre a Ramarante 

 

A Ramarante nasceu pela necessidade em integrar os conhecimentos de todas as áreas. O idealizador Ricardo Amarante é Terapeuta e Instrutor de QI Gong pela Associação Brasileira de Qi Gong para saúde, com especialização em Shangai na China.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: