Ved?nta é a solução para o problema que surge quando me vejo como um mortal imperfeito, sujeito a várias limitações. Essa é a conclusão à qual cada indivíduo chega ao julgar precipitadamente. Ved?nta é o ensinamento que resolve este problema. Na visão do Ved?nta, você é a solução para o problema que você sofre. "Eu sou Brahman, a totalidade " é Ved?nta. Portanto, Ved?nta é a solução.
Ved?nta não oferece uma solução. A solução é o Ved?nta. Onde quer que haja uma solução, essa solução é o Ved?nta. A solução só pode ser na forma de "Eu sou a totalidade. Eu sou livre." Qualquer coisa que se revela neste pedaço particular de conhecimento é Ved?nta, é o que se pode dizer. Porque Ved?nta é o conhecimento encontrado no final dos Vedas e é chamado Ved?nta (anta quer dizer "fim").
O Veda é um corpo de conhecimento proferido de uma geração para outra. Ele não tem autoria, uma vez que não foi dada autoria a qualquer indivíduo. É um corpo de conhecimento que foi revelado aos antigos sábios que, por sua vez, foi entregue para a próxima geração, que o entregou para a próxima e assim por diante, até ao nosso tempo.
Esta linhagem é chamada karna-parampar? em sânscrito, significa "de orelha a orelha." O conhecimento é ouvido através de um par de orelhas e por ter sido preservado é passado para outro par de orelhas e desta forma, todo o Veda é mantido intacto.
O Veda é dividido em quatro volumes: ?g, Yajur, Sama e Atharva. Estes quatro Vedas são novamente divididos em duas partes, separadas por assunto. A primeira parte de cada um dos Vedas é chamada de karma ka??a. A última parte é chamada jñ?na-ka??a.
Karma-kanda é a seção que trata de rituais e orações, enquanto o jñ?na-ka??a lida apenas com realidades - a natureza do eu, o mundo e Deus; como esses três estão interligados e se existe uma diferença entre eles ou não. Este conhecimento das realidades liberta a pessoa porque a visão védica é que você é a totalidade e não há diferença alguma entre você, o mundo e Deus.
O ensino é geralmente na forma de um diálogo entre professor e aluno. Um diálogo particular, ou vários diálogos juntos, compõem uma Upanishad. Portanto, Ved?nta é também conhecido como Upanishad, que forma o corpo de conhecimento e que é a solução para o problema humano fundamental.
E é por isso que nós não dizemos que o Ved?nta oferece a solução. Nós dizemos que a solução é o Ved?nta porque a solução está na forma de conhecimento, que é o Ved?nta.
Om tat sat!
Fonte: Yoga.pro - Tradução: Humberto Meneghin
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(