Selected a language:

O conceito do sucesso - Parte III: O desejo como um privilégio

Agora, aqui vem uma pessoa como eu para falar sobre isso.Existe alguma coisa que vai me ajudar a olhar para estes desejos mais como um privilégio do que as coisas para serem realizadas? Existe uma base para o meu auto-julgamento? Pode haver uma expressão da alma livre que eu sou? Esses desejos podem constituir a minha personalidade, meus gostos simples e desgostos, dando uma individualidade, uma singularidade para mim.

Assim, eu posso olhar para eles como um privilégio. Para isso, eu devo ser alguém que seja aceitável para mim. Isso significa que tenho que me ver como um pouco diferente do privilégio que eu tenho, porque aquele que é privilegiado é uma pessoa que já goza de alguns privilégios. Privilégios são luxos. Se eu olhar para os meus desejos, desta forma, então eu posso dizer que sou uma pessoa bem sucedida.

Nossa forma de encarar a vida é um pouco diferente. Quando eu digo nosso modo de vida, eu quero dizer uma tradição de ensino, o ensino espiritual. À luz da visão dos professores nessa tradição, o sucesso é sempre um siddhi. Isto é completamente diferente.

Neste conceito de sucesso, os desejos não formam a base para o meu auto-julgamento, pois eles são puramente privilégios. E nesta visão o Ser deve ser entendido como ele é. Para converter esses desejos em privilégios, para entender o que eles realmente são, o Ser deve ser adequado, mesmo antes da realização de desejos.

Eles devem ser vistos como privilégios adicionados a uma pessoa cuja alma é livre, uma pessoa que já está livre, uma pessoa adequada, uma pessoa que está à vontade consigo mesma. Essa pessoa acrescida de desejos é totalmente diferente. Essa é uma pessoa bem sucedida. Na verdade, todas as suas faculdades estão livres, pois a pressão para satisfazer os desejos não está lá, a pressão para se provar aos outros não está lá.

Nós temos um plano de limpeza, um método no Bhagavadgita. Se eu posso gerenciar os meus desejos, eu não vou ser afetado por um sentimento de fracasso. Gerenciar os desejos, nós chamamos isso de Yoga. Minha capacidade de gerir os meus desejos me faz um yogi, uma pessoa que tem um grau de sucesso. Mas você não pode gerenciar nada a menos que você saiba o que é que você espera gerir.

Os desejos se tornam a base para o meu auto-julgamento apenas quando estes desejos me causam aflição. Em outras palavras, quando eu não sei como pegar os resultados do curso da ação que eu me incumbi para realizar qualquer desejo determinado. Nesta base, há uma análise de todo o conceito de fracasso e sucesso na Gita.

O que você deseja não é um problema. É uma prerrogativa, que você precisa para realizar o desejo que é inerente ao próprio desejo. Você não pode ter um desejo e dizer: "Eu não preciso realizá-lo." Um desejo é fazer o que precisa ser realizado. A fim de realizar um desejo, uma vontade, um anseio, você realiza um curso de ação. Isso não é inesperado. Basta olhar para todo o processo. O que eu desejo é natural. Que o desejo tem de ser cumprido é apropriado e isto é inerente ao próprio desejo.

E assim eu me comprometo a uma atividade para cumprir esse desejo o que é natural. E nada disso o incomoda. O que incomoda é isso: após que o curso de ação é realizado, você desenha uma linha em algum lugar e vê se o que se espera é atingido ou não. E esse resultado esperado de sua atividade está sempre em sintonia com o que você originalmente pretendia. Então, você tem um plano e os desejos estão lá.

Sua faculdade cognitiva ajuda você a planejar como vai realizar o desejo. As competências e os recursos que você tem se reúnem para executar o curso de ação que está planejado de modo que você possa conseguir o que sempre quis. Mas quando o resultado é visto, você acha, mais freqüente do que nunca, que você não é bem sucedido. Isto também é chamado de fracasso. Daí nós entendemos que no decorrer do meu planejamento e ação, há muitas variáveis ocultas.


Continua...

Fonte: Swami Dayananda Saraswati (tradução:Humberto Meneghin) para Yoga.pro

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: