Selected a language:

Mundo Animal: Aquecimento global pode ter mudado a coloração da joaninha

As joaninhas de dois pontos (Adalia bipunctata) estão mudando de cor. Nos últimos 30 anos, as cores do inseto mudaram radicalmente na costa da Holanda. O aumento da temperatura pode ter sido um dos principais fatores para a transformação.A teoria foi proposta por uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que estudou por quase três décadas as diferenças entre as cores das diversas populações. A pesquisa foi publicada na Heredity, publicação da Genetic Society.

Em 1980, 10% das joaninhas que viviam perto da costa eram pretas com manchas vermelhas (melânicas), enquanto os outros 90% eram vermelhas com manchas pretas (não melânicas). Outro estudo semelhante foi feito 40 quilômetros para o interior. Os resultados apontaram que 40% eram melânicas e 60% não melânicas.

Durante 25 anos, o estudo foi repetido com mais de 50 gerações do inseto. Na última análise, feita em 2004, os cientistas constataram que somente 20% das joaninhas de qualquer área eram melânicas. Esta tendência parece se encaixar com os dados de temperatura ao longo do período, que mostram que a área sofreu um aquecimento nas últimas três décadas.

A diferença de cor é provavelmente uma adaptação que permite às joaninhas escuras ficarem aquecidas nas áreas mais frias, enquanto as de cor clara não ficam aquecidas demais em regiões mais quentes. Uma proteína é responsável pelas diferentes cores da joaninha e a mudança genética de uma para a outra é muito simples.Mesmo assim, os cientistas ainda não sabem exatamente como a luz solar pode ter influenciado na mudança. A confirmação desta ligação da mudança de cor com o clima só poderia ser feita com uma série de estudos que estimulassem experimentalmente as transformações em laboratório.


Fonte: Anderson Estevan - National Geographic Brasil Online

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: