Muitos animais dormem como os humanos, mas a maioria apenas repousa, passando por períodos de menor atividade, em que ocorrem uma baixa do metabolismo e a entrada em um estado de letargia (confira alguns exemplos no fim da reportagem).
Tanto o sono como o repouso são importantes para promover o descanso do corpo e da mente e para a produção e liberação de substâncias indispensáveis para a manutenção do metabolismo.
No caso dos mamíferos, por exemplo, durante o sono profundo há a liberação de hormônios que ajudam a controlar a fome e a saciedade, além de evitar a perda de cálcio.
O tempo de sono varia muito entre as espécies: girafas dormem por duas horas, ratos por 11 horas e o tatu-canastra chega a 18 horas seguidas.
ALGUNS EXEMPLOS
- O camaleão e outros répteis têm metabolismo muito baixo. Por isso passam grande parte do dia dormindo.
- As aves, como a coruja, repousam, mas o cérebro é mantido em um estado de consciência para que não sejam surpreendidas por um predador ou caiam do galho.
- As formigas apenas descansam. Elas diminuem sua atividade em períodos frios porque não conseguem manter sua temperatura em um nível adequado.
- Os macacos dormem cerca de dez horas por dia e até sonham. O período de sono ocorre tanto durante o dia quanto à noite.
Fonte: Felipe Elias, biólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), e Carlos Alberts, professor de Zoologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(