Selected a language:

Energia Limpa: Índia é o país com maior aceitação de carros elétricos

Com mais de 3 milhões de carros elétricos e híbridos circulando no mundo, os carros verdes são cada vez mais aceitos pelos consumidores. Pelo menos é o que indica uma pesquisa inédita promovida pela TÜV Rheinland, empresa certificadora presente em 70 países.

O estudo, que foi apresentado no 64º Salão de Frankfurt, na Alemanha, apontou que 92% dos indianos, 88% dos chineses e 85% dos italianos afirmaram que estão dispostos a comprar um carro movido a eletricidade nos próximos cinco anos. A disposição é um pouco menor entre os alemães e os norte-americanos: 57%.

Segundo o vice-presidente executivo da mobilidade da TÜV Rheinland, Thomas Aubel, os resultados mostram uma mudança importante na composição da frota mundial nos próximos anos.

A pesquisa entrevistou condutores de 12 países, na Europa, Ásia e América do Norte. Na maioria deles, o principal incentivo para compra de um carro elétrico é o corte de custos. Somente na Alemanha as questões ambientais são prioritárias, enquanto na Itália, Índia e China os aspectos ambientais e fatores financeiros são equivalentes em prioridade.

Os motoristas brasileiros não entraram no estudo, mas, segundo projeções da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em dez anos o país deve se tornar representativo na eletromobilidade. "Em 2021, cerca de 30% dos novos carros vendidos aqui serão elétricos ou híbridos", afirma Jayme Buarque de Hollanda, presidente do conselho da ABVE.

Quando se questionou que fabricante mais se associava à eletromobilidade, a Toyota levou o primeiro lugar fácil. A maioria dos entrevistados escolheria carros elétricos da Toyota: 34%. Isso é o dobro da segunda colocada, a Honda (17,2%). Depois vinham Volkswagen, Nissan, Ford, Renault e Peugeot.

Em relação ao desenvolvimento e investimento na eletromobilidade, o Japão (53%) e a Alemanha (42%) são na opinião dos pesquisados os países mais comprometidos com a tecnologia.

Os consumidores mais dispostos a comprar um elétrico nos próximos cinco anos:

1° Indianos       92%
2º Chineses      88%
3º Italianos        85%
4º Alemães       57%
5º Americanos   57%


Fonte: Isadora Carvalho, Quatro Rodas

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: