Ao falarmos em energias no Feng Shui, estamos nos referindo ao “Ch’i” (energia prânica que traz a saúde e a prosperidade para o ambiente e pessoas) e a energia “Sha” (energia maléfica). Vocês encontrarão no texto a expressão “Yang Ch’i” que corresponde à energia hiperpositiva. As palavras Yang e Yin significam polaridades no Princípio Taoista, onde “Yang” corresponde à força positiva e “Yin” à negativa, que apesar de opostas, são complementares e se atraem. Tudo é dual na natureza
Cursos da água
Um curso dágua cortando em diagonal o lote, pode escoar o dinheiro e a felicidade. A cura é serpentear o caminho da rua até a residência, criar uma cerca viva no rio, colocar pedras para reduzir a velocidade de arraste do Ch’i pelas águas, e plantar uma árvore na outra extremidade do terreno.
Prédio à beira-mar é uma posição auspiciosa, pois as ondas trazem a energia Ch’i, e sugam a energia Sha da residência, fazendo uma constante troca energética.
Córrego sugador da energia Ch’i do prédio.
Córrego protetor do Ch’i do prédio , por abraçar o imóvel.
Para o imóvel que possua uma queda dágua em seu lado direito, a situação não é boa por simbolizar um “Tigre caudaloso”. Porém, como existem muitas pedras no córrego, quebram a velocidade da água, tornando ameno o arraste do Ch’i.
Para esta situação, os córregos estão caminhando dos fundos para frente do prédio e depois deságuam num “Y” caudaloso. Posição não muito boa porque suga o Ch’i do prédio.
Por existir uma ilhota, a velocidade da água é quebrada, fazendo com que o Ch’i se mantenha por mais tempo na residência.
Não se devem ter córregos passando sob a casa. Esta situação poderá trazer doenças para as pessoas como artrose, reumatismo, etc.
Se ao lado do seu terreno existir um rio ou córrego, deve-se ter atenção ao sentido do curso dágua, para que não venha sugar o Ch’i da residência
Se o rio é de água limpa e corre da frente para os fundos do seu terreno, é uma situação favorável, pois estará trazendo “Yang Ch’i” para a residência. Se o seu curso é contrário, isto é, dos fundos para a frente do lote, haverá um escoamento do “Yang Ch’i”.
A cura será criar cerca viva ao longo do seu curso.
Se o rio é de água poluída, será indiferente o sentido do seu curso, pois não trará boas energias para o imóvel. Daí, sugerimos como curas: cerca viva ao longo do rio, e um espelho côncavo no prédio, voltado para o seu curso.
Fonte: Dirceu Galhardi
Consultoria em Feng Shui, Radiestesia e Cromoterapia
Autor do livro “Feng Shui na Vida Atual” – Como Harmonizar com vários Baguás.
Contato: [email protected] / (21)9632-6040
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(