Selected a language:

Atividades de verão: Como evitar problemas musculares

Já falamos dos esportes de verão e agora chegou a hora de falarmos dos cuidados que devem ser tomados ao praticar algum exercício físico.
Muitas pessoas querem ficar com a saúde e com o corpo em dia. Porém, começar uma atividade física sem um preparo adequado pode resultar em uma série de problemas, ao invés do “corpo sarado”.
São muito comuns problemas musculares, como distensões, contraturas e dores musculares, além de problemas decorrentes da excessiva exposição ao sol, como queimaduras de pele, insolação e desidratação.
Segundo o especialista em Medicina Esportiva do Hospital Samaritano de São Paulo, Mauro Vaisberg, todo exercício deve ser precedido de um bom preparo. Este começa com uma consulta médica que vai orientar a pessoa em relação ao esforço ao qual ela está apta.
O exercício deve preferencialmente ser feito sob orientação de educador físico, compreendendo um aquecimento, alongamento e o exercício propriamente dito. “Para que a pessoa consiga resultados positivos para a saúde, os exercícios devem ser praticados com regularidade”, salienta Vaisberg.
A escolha de roupas adequadas, como camisetas confortáveis e tênis são importantes. Devem ser escolhidas roupas leves que facilitem a transpiração, além de outros mecanismos de proteção como boné e óculos escuros. Além disso, o uso de protetor solar é recomendado principalmente para indivíduos de pele clara, lembrando como regra prática não passar o protetor acima dos olhos para evitar que durante a prática do exercício ocorra irritação dos olhos.
Um ponto muito importante, especialmente no verão, é a hidratação, pois no calor o corpo perde mais água e sais minerais durante a prática da atividade física. De acordo com o médico, é recomendável beber líquido antes, durante e após os treinos, principalmente isotônicos, pois estes além de repor líquidos, também reequilibram sais minerais e repõem os estoques de carboidratos, importantes para a prática do exercício.
A escolha do horário para o treino também deve ser lembrada como um dos pontos a serem levados em consideração pelo atleta. O mais indicado é praticar atividades no início da manhã, pois a poluição e a temperatura são menores, ou de noite, quando o calor é mais ameno. “O melhor é optar por lugares abertos, com árvores, onde haja bastante ventilação e sombra”, indica o médico.  
A alimentação também deve ser cuidada. A pessoa deve optar por alimentos de fácil digestão, como vegetais, carnes magras e frutas, evitando doces e gorduras. “Uma dieta saudável aliada à atividade física é uma receita infalível para boa saúde e bom condicionamento físico”, finaliza o especialista.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: