Selected a language:

Como lidar com a raiva no ambiente de trabalho?: Naturais e sem contraindicação, os florais ajudam a preservar saúde física e mental

Pressão por resultados, competição, falta de ética ou coleguismo podem fazer o ‘sangue subir à cabeça”. Raiva mal resolvida desestabiliza as emoções além de comprometer desempenho no trabalho
 
 O ambiente de trabalho reúne pessoas distintas em valores, educação e objetivos que precisam conviver – preferencialmente em harmonia – para o bem da empresa que as contratou. Porém, quando se fala em ‘pessoas’, nem sempre é isso que acontece: competição, falta de ética ou coleguismo e até mesmo a pressão por resultados podem fomentar em alguns um sentimento de intensa irritabilidade: a raiva.
 
A ira é um sentimento natural do ser humano. É a manifestação de que algo não vai bem. Alguns conseguem dissimulá-la. Outros explodem e podem agir com agressividade ou hostilidade. “Quando este sentimento negativo toma conta da pessoa, ela pode ter comprometidos não só sua saúde mental como o desempenho profissional”, opina a educadora e terapeuta floral, Maria Aparecida das Neves.
 
Há muitos anos, a educadora faz um trabalho de divulgação dos Florais de Bach – essências florais descobertas na década de 30 pelo médico inglês, Edward Bach – para quem necessita equilibrar suas emoções. “São totalmente naturais, não têm contraindicação e são muito eficientes”, reforça Aparecida. “Ao sentir que algo não está bem, basta a pessoa procurar um terapeuta, relatar o que a incomoda e fazer uso destas poderosas ‘gotinhas’. O alívio é certo”.
 
Indicações – A seguir, a educadora aponta algumas situações comuns de relatos de raiva que acompanhou ao longo de sua trajetória como terapeuta:
 
“Atendi um rapaz que vivia muitos conflitos com sua equipe. O sentimento se exacerbou de tal forma que a raiva se transformou em sentimentos de revolta e impulsos de vingança. O Floral Holly o ajudou a resolver o problema do “eu interior” com o mundo: trata-se de uma essência que desperta, em quem o toma, sentimentos de generosidade, tolerância, amor e aceitação”.
 
“Assim como as manifestações de irritabilidade extrema fazem mal, quem esconde sua raiva atrás de um sorriso também pode se prejudicar. Quando este sentimento é reprimido - como detectei numa paciente – pode resultar em mágoa, um sentimento igualmente destrutivo. Ela vivia sorrindo e tentando ignorar e disfarçar o sentimento que sentia pelo chefe. Neste caso, indiquei o Agrimony porque é um floral que ajuda a pessoa a limpar os venenos de nossos sentimentos e emoções negadas. Ele permite compartilhar seus problemas e dificuldades, atraindo ajuda. E só vencendo os problemas é que se vive de forma tranquila e feliz.”
 
“Um outro rapaz, além da raiva que sentia dos seus subordinados – que não o aceitavam no cargo de chefia – sentia culpa por não conseguir administrar o conflito como deveria e tinha medo de perder o cargo. Além do Holly, eu recomendei dois outros florais: Pine e Mimulus. Pine para que pudesse livrar-se da culpa e ser mais generoso consigo mesmo. Mimulus para que vencesse o medo de perder seu emprego e tivesse a coragem de tocar seu trabalho da melhor forma possível, resgatando a harmonia”.
 
“Outro caso que atendi foi de uma pessoa que descontava a raiva que passava no trabalho em casa. Ela não conseguia controlar-se e depois era invadida por uma tristeza que beirava o desespero e  por isso ficou bastante deprimida. Por outro lado, sofria porque a família era muito incompreensiva e não lhe dava qualquer tipo de apoio para superar tais dificuldades. Neste caso, Holly foi combinado com Cherry Plum, Mustard e Willow. O Cherry Plum vai ajudar com as emoções em conflito, controlando os impulsos. O Mustard alivia os sentimentos depressivos, trazendo uma nova luz à pessoa. Willow atua na mágoa causada pelo sentimento de  incompreensão, impedindo que ela tome conta e fortaleça ainda mais a irritabilidade”. Esta essência ajuda a inverter a polaridade negativa para a positiva.
 
Para finalizar, Aparecida aconselha: “Raiva no trabalho não pode ser escondida nem cultivada sob pena de ver comprometida uma carreira ou o desempenho de uma empresa. O melhor é enfrentar este sentimento e buscar ajuda. Compartilhar é melhor que reprimir!”
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: