Selected a language:

Você está pronta para ser mãe?: Veja se você lida bem com a idéia da maternidade

 

Uma mulher quando deseja ser mãe muitas vezes enfrenta alguns medos e as perguntas mais freqüentes são: Será que vou dar conta? 

Conseguirei oferecer ao meu filho todo carinho e amor de que ele necessitará? 

Serei paciente o suficiente? Conseguirei gerar um filho?

Conseguirei gerar um filho perfeito? Conseguirei educá-lo sem traumas? 

Conseguirei sustentá-lo? Saberei cuidar dele fisicamente? 

E os primeiros banhos? E o umbigo? 

Conseguirei protegê-lo da violência dos nossos tempos? 

Repetirei com meu filho o que vivi como filha? 

Algumas vezes o pavor é tanto que algumas mulheres desistem de tentar ou muitas vezes nem conseguem engravidar.

 

Quando experimentamos um novo papel, deparamo-nos com sentimentos, necessidades e percepções totalmente novas, pois o tipo de papel que estamos tentando desenvolver nos é desconhecido de maneira profunda. Cada papel novo que desempenhamos traz consigo outros papéis relacionados, como nesse caso o papel de mulher, de mãe e de filha. Só é possível assumir o papel de mãe quando conseguirmos deixar o papel e filha, e o que isso significa? Implica em assumir a responsabilidade sobre nossas vidas, passar do papel de ser cuidado para o papel de cuidador. É quando naturalmente nos tornamos mães e pais de nossos pais. 

 

Em outras palavras a condução desse processo está relacionada a nossa segurança interna e auto-estima.

O papel de mãe se fortalece sustentado pela própria capacidade da mulher de sentir-se fortalecida com suas características, mesmo estando consciente daquelas características que não gosta tanto. 

 

Durante a vida, todos nós somos solicitados a treinar esse papel de alguma forma; mesmo os homens. Isto acontece quando nos percebemos sendo generosos, afetivos, espontâneos e criativos não apenas em relação aos outros mas também em relação a nós mesmos. Acredito que é o que mantém a esperança na natureza humana.

 

Nossa vivência de ser acolhido, certamente nos fortalece e nos ensina a acolher o outro. Podemos ter essa experiência, não apenas nas relações que tivemos com nossas mães de origem, mas em todas as relações afetivas que estabelecemos durante nossas vidas.

 

Algumas vezes a maternidade chega sem sobreaviso trazendo à vida de algumas mulheres, muitas vezes ainda meninas, uma mistura de sentimentos, um emaranhado confuso entre amor, raiva, culpa, desespero, insegurança e principalmente medo. Ainda são apenas filhas e muitas vezes não estão prontas para assumir essa tarefa, precisando de todo tipo de ajuda e principalmente de suporte emocional. 

 

E nossas dúvidas, há respostas para essas perguntas? Quando tentamos responde-las, caímos no caos do desconhecimento, no escuro, no duro limite de nossa potência e impotência sobre nossas vidas, pois não temos como garantir que teremos dinheiro para alimentar o filho, por exemplo, ou que conseguiremos evitar um assalto, um seqüestro ou um atropelamento, e somos então invadidos pelo medo e pelo pavor. A sociedade faz da violência uma constante em nossos dias, limitando nossas vidas e nossos desejos. 

 

Então o que temos? Temos o que sempre tivemos: nossa disponibilidade e nosso amor. O ser humano nunca teve, e dificilmente terá, o total controle sobre os acontecimentos, as frustrações e as dores que inevitavelmente passamos durante nosso caminho de desenvolvimento; o que temos é a certeza de que faremos o que estiver ao nosso alcance, pois daremos o nosso melhor e com isso o medo não desaparecerá por completo, mas se transformará apenas em nossa cautela, prudência e sensatez que nos protegerão e nos acalentarão. 

 

Maternidade é uma dádiva, e como tal, exige responsabilidade e comprometimento de quem gera; trata-se de um comprometimento com a vida, um pacto de amor e dedicação e para tanto a mulher deve sentir-se preparada e estar disposta, para esse belo ato de coragem e fé.

 

FONTE: Sirley Bittú, Psicóloga Especialista Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia

Psicodramatista Didata Supervisora.

Email: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: