Selected a language:

Pratique os 3Rs: Proteja o Meio Ambiente

Mais uma vez falamos dos três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

Vamos falar um pouco sobre reduzir e reutilizar, lembrando que ao reutilizar, você facilita muito o processo de reciclagem, pois assim evitamos a produção de novos objetos e materiais, porque para reciclar são necessários recursos e energia.
 
Confira algumas dicas para reduzir e reutilizar cada vez mais:
 
Evite comprar tudo o que você pode fazer: Com a correria diária, muitas vezes parece impossível encontrar tempo para fazer certas coisas e acabamos comprando tudo em pacotes, deixando de lado a qualidade e desperdiçando. No entanto, se pensarmos por alguns segundos, a compra de alguns produtos se transforma em algo ridículo: dois tomates em um liquidificador fazem um molho em segundos, além de evitar o uso de uma enorme quantidade de matérias-primas e de energia consumidas na fabricação de uma lata ou caixa de molho de tomate, e de ser mais saudável. Pense antes de comprar e prefira preparar tudo o que puder fazer em casa.
 
Compre em grande quantidade: Quando for fazer compras, prefira quando for possível os pacotes grandes. Mais produto, menor preço e menos pacotes que acabam no lixo.
 
Fora da cozinha também: Pense em tudo que existe ao redor da sua casa e siga a mesma ideia.
 
Evite os descartáveis: Provavelmente essa é a atitude mais importante para quem deseja reduzir impacto no planeta. Sacolas, talheres e pratos de plástico, guardanapos de papel e bebidas engarrafadas, por exemplo, são elementos que devem sumir de nossas vidas. Ou pelo menos ser reduzidos.
 
Reutilize: certos materiais que normalmente vão para o lixo podem ter um uso prático na casa. Potes de vidro, latas e copos de plástico podem se transformar em recipientes para guardar coisas pequenas, em mini-floreiras para as plantinhas e no que mais vier à mente.
 
Diminua o “spam”: Tanto pelo correio como por meio de folhetos, catálogos e outros papeis que nos entregam na rua, estamos a cada dia mais cheios de “spam” publicitário que não pedimos nem precisamos, e que acabam indo parar em latões de lixo reciclável. Entre em contato com as empresas que lhe enviam folhetos e catálogos e peça que tirem seu nome das listas. Evite também pegar papéis na rua.
 Digitalize seu acesso à mídia: Talvez um dos conselhos mais expandidos no mundo verde, e nem por isso menos valioso. Cada vez que você opta por ler um jornal ou uma revista na internet, está evitando a produção, o transporte e a disposição de quilos e mais quilos de papel. Pense realmente em quanto tempo guardará o jornal ou a revista antes de comprá-los, e, sempre que possível, leia-os online.
 
Com essas dicas a reciclagem vai ficar bem mais fácil e sustentável!

 

Fonte: Revista Sustentabilidade/Por Alana Rany - Planet Green


Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: