Selected a language:

Yoga: Um caminho de autorrealização

Por professor Giridhari Das*

Com colaboração do Jornalista Harlley Alvez
*

Autorrealização em Yoga, ou consciência de Krishna, é um caminho holístico, que corretamente seguido traz crescente bem-aventurança e iluminação, rumo ao desenvolvimento de amor puro por Deus.

O caminho segue em três vertentes principais: conhecimento, comportamento e devoção. Para ter sucesso no caminho é necessário que o praticante desenvolva as três vertentes, todos os dias, integrando-as, na medida do possível, em sua forma de viver. O resultado, em termos de elevação da consciência e subsequente aumento na qualidade de vida e felicidade perene, depende do grau de intensidade com a qual fazemos isso.

Aqui está um quadro que nos dá um esboço dessas três vertentes, valores e conceitos básicos de cada, algumas das práticas principais de cada e dicas. Isso é só uma introdução. O praticante deve ter um guia, um “consultor” espiritual, que explique os detalhes pessoalmente, tire suas dúvidas, lhe mostre onde conseguir mais informações, etc.

Nunca pense, “ah, isso eu não posso fazer, então esse caminho não é para mim”. O que nos é passado são metas para um progresso firme na vida espiritual. Se conseguirmos apenas seguir 1% do que é recomendado, ótimo - melhor do que 0%. Se conseguir 10%, melhor ainda. E, é claro, se conseguir 100% depois de algum tempo, perfeito. Por exemplo, uma das metas do aspecto de comportamento é o cultivo de não-violência, o que, entre outras coisas, implica em seguir uma dieta vegetariana. Ninguém deve pensar que, “ah, não tem jeito, eu não dou conta de ser vegetariano, portanto vou desistir do caminho”. Pode ir aos poucos. Cortar a carne vermelha primeiro, a mais danosa do ponto de vista de saúde pessoal, saúde planetária e fechamento da consciência. Depois porco. Uns tempos depois, frango. E assim por diante, até cortar com o ovo. Eu levei quase um ano nesse processo. Mas conheço pessoas que fizeram da noite para o dia. Outros levam cinco anos ou mais. Cada um tem seu ritmo, suas circunstâncias específicas.

O ponto é não se assustar e desistir das metas, nem tampouco se acomodar e não se esforçar rumo à transformação. O caminho do Yoga é descrito no Yoga Sutra como tendo que ser, “nem duro demais, nem confortável demais”. O resultado de se esforçar nessas práticas será sublime, experimente!

(*) Sobre o professor Giridhari Das
Gustavo Dauster recebeu de seu mestre espiritual o nome espiritual Giridhari Das, que significa "servo daquele que sustenta a montanha" (fazendo referência a Krishna, que levantou Govardhana, a montanha sagrada de Vrindavana, na Índia). Economista formado nos EUA, foi executivo, mas deixou a carreira para dedicar-se à vida em yoga. É presidente da Organização Paraíso dos Pândavas, que funciona como uma reserva ambiental e fazenda-retiro para disseminação dos benefícios da vida em yoga.
Desde 1996 é estudioso da espiritualidade do yoga, angariando o título de bhakti-shastri, uma nomeação concedida para quem adquire grande competência na compreensão filosófica dos textos sagrados da Índia. Giridhari Das é autor dos livros “Ciência Espiritual - Uma Introdução à Sabedoria do Yoga” e “Yoga Sutra de Patanjali - Uma Abordagem Prática”, já traduzido em cinco idiomas, entre eles o polonês e o chinês. Suas palestras já foram vistas nas principais capitais do Brasil, em cidades dos EUA e em Portugal.

Siga-o no twitter: http://twitter.com/pandavas

Siga o Jornalista Harlley Alvez:facebook.com/harlleyalvezcommunications

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Ananda-Maya Devi Dasi
    04/11/2010 14:33

    Ótima matéria, completa e acessível. Parabéns!

  2. #2
    Jocely Pinheiro
    04/11/2010 20:24

    "Conhecimento, comportamento e devoção" para trilhar um caminho “nem duro demais, nem confortável demais”. OBRIGADA pelas sábias palavras e parabéns pelo BLOG que, certamente, trará péolas de conhecimento para muita gente! hAribOl.

  3. #3
    leopoldo
    04/11/2010 22:23

    Muito interessante a matéria. Parabéns Giridhari!

  4. #4
    Gelso Paida (krsna dasa)
    05/11/2010 00:07

    muito inspirador valeu

  5. #5
    Paulo Silvestre. (Prabhupada Vallabha Das)
    05/11/2010 10:42

    Maravilhoso e inspirador!

  6. #6
    Ana Elisa
    05/11/2010 12:33

    Excelente texto! As dicas práticas e o incentivo para, mesmo que passo a passo, buscar a autorrealização foram demais! Continuem assim!

  7. #7
    Lucya
    08/11/2010 17:05

    Excelente, Giridhari. Qto mais, melhor... grde abç, vc e esposa Lucya

  8. #8
    LAERTE SIMAO
    12/11/2010 11:01

    MUITO BOA ESSA MATÉRIA! ESTOU SEGUINDO ESSE CAMINHO HÁ UM TEMPO E POSSO DIZER QUE MINHA VIDA MUDOU E MUITO. CONHECI MINHA POSIÇÃO CONSTITUCIONAL DE SERVO ETERNO DO SENHOR SUPREMO(KRISHNA). TODAS A SGÇÓRIAS A SRILA PRABHUPADA! HARE BOL

  9. #9
    Déborah Aires
    14/11/2010 16:32

    Maravilha que maravilha!, poder ter mais informações de estudos sobre yoga através deste site e em principal sendo um artigo de Giridhari Das etsa criatura maravilhosa. O site , Giridhari e o jornalista que colaborou estão de parabéns!!!.Haribol!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: