Selected a language:

Amigos no trabalho: Amizade aumenta a produtividade

Por Professor Luciano Pacheco (*)

Um dos maiores levantamentos já feitos sobre o efeito das amizades na vida prática é do pesquisador americano Tom Rath, do Gallup Organization. Foram cerca de nove milhões de entrevistas feitas em 114 países – para identificar a relação entre amizade e satisfação profissional.
Uma das principais conclusões do estudo é a de que: quem tem um grande amigo no trabalho é sete vezes mais produtivo, mais criativo e mais engajado nas propostas da empresa do que aquele funcionário que não consegue se relacionar com os colegas.

Outra conclusão importante do estudo foi: quem tem três bons amigos apresenta 88% de chance de ser mais feliz na vida pessoal do que o sujeito isolado. Só o fato de ter amizades sólidas aumenta em 50% a satisfação do empregado.

Ora, não precisava entrevistar milhões de pessoas para saber da importância de se ter relações sociais verdadeiras para o nível de felicidade das pessoas. O legal desta ampla pesquisa é que os números percentuais com base científica ligam o sinal vermelho para o que está acontecendo nos intramuros empresariais.

Trabalhei em grandes, médias e pequenas empresas; multinacionais, brasileiras e familiares; com equipes que davam gosto de trabalhar e com outras em que eu não via a hora de trocar de time. A minha constatação é a de que transformaram o ambiente de trabalho em câmaras de tortura. Uma grande parte das pessoas está infeliz em seus ambientes de trabalho. As pessoas, em vez de resolverem os problemas naquelas produtivas reuniões na copa, enquanto tomam um cafezinho, estão lendo intermináveis e-mails. E respondendo com cópia para quase todo o departamento. Isso quando não tem cópia oculta. As pessoas estão mais preocupadas em manter o emprego do que em fazer o que gostam, o que sabem, correrem risco em prol de uma solução inovadora.

Tem uma famosa frase do Dr. Ulisses Guimarães que diz “Não tenho compromisso com o erro” que deveria ser mais utilizada nas empresas. Erre tentando fazer o melhor que acredita que seja possível, só que para isso é preciso estar feliz. Estar engajado. Acreditar nas pessoas com que trabalha. Ter prazer em sair para almoçar com os amigos de trabalho. Marcar programas de final de semana e transformar colegas de trabalho em grandes amigos, assim como fiz com o Mário Amadei, Ricardo Pessanha, Walkyrio Carvalho e Agilson Vieira. Eu e esses quatros incríveis caras, trabalhamos juntos numa empresa e era um grande prazer fazer reuniões de trabalho, sair para almoçar, marcar churrasco de final de semana, viajar juntos. Resultado: demos muito resultado para a empresa em que trabalhávamos e somos amigos até hoje.

Quem possui um sólido círculo de amigos é 70% mais feliz no casamento, diz a mesma pesquisa. E eu digo: tem mais saúde física e mental.


(*) Profº Luciano Pacheco MSc.
Coach de Vida e Executivo
Email: [email protected]
Skype Luciano.pacheco1


 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: