Selected a language:

Bom Humor e saúde: Dicas para o seu dia

O bom humor é o segredo da vida, a chave para a boa saúde. O bom humor favorece a longevidade. Os bem-humorados são mais jovens, desgastam-se menos. Sorrir rejuvenesce, relaxa e abre caminhos.

 Com bom humor a força vital é mais ativa, a energia flui livremente e a expressão da vida se faz mais plena.

 Mal-humorados são mais velhos, ranzinzas, trancam o sorriso e as costas e bloqueiam a livre circulação de energia. O mau humor consome a vida, embranquece os cabelos.

 Os bem-humorados mantêm os seus sistemas neurovegetativos funcionando sem grandes variações, dentro de uma faixa harmônica. Já os estressados mal-humorados abusam de seus neurotransmissores, e oscilam entre taquicardias, sudoreses, hiperglicemias, alterações de pressão arterial, de expressões e tons de voz. Em uma cascata formada pela sucessão dos dias mal vividos; o próximo passo são tremores em bochechas ou pálpebras. Se colocar a língua para fora, em frente ao espelho, poderá observá-la trêmula. Daí para zumbidos e tonteiras é um pulo.

 O mau humor é fruto de desequilíbrios entre sentimentos de raiva, alegria, tristeza, amargura e medo que habitam em nós. Desequilíbrios entre sentimentos agridem órgãos e tecidos do nosso corpo. Quando ficamos com raiva secretamos uma bateria de substâncias químicas que desencadeiam cascatas de alterações vasculares, cardíacas, respiratórias e digestivas.

 Gastrite, úlcera, asma hipertensão, infarte, labirintite, enxaqueca, colite, psoríase, dismenorréia e câncer ocorrem mais em pessoas que apresentam frequentes alterações de sentimentos e humor.

 Pessoas bem-humoradas também ficam doentes e morrem, mas, entre o mortal bem-humorado e o mortal mal-humorado, aquele é o primeiro a ter maiores chances de viver mais e melhor. Em todas as clínicas observa-se que mais facilmente se restabelece o paciente otimista, bem-humorado, ao passo que o paciente ranzinza, pessimista e triste muitas vezes tem a sua doença agravada e ainda abre caminho para complicações e intercorrências que roubam ou limitam mais a vida.

 É difícil dar fórmulas para o bom humor. O bom humor vem de dentro. Vem da alma. Mas existem caminhos que podem nos ajudar a viver melhor, sem bloqueios energéticos, com a energia vital fluindo livremente.

 

Algumas dicas para manter o bom humor

 

- Iniciar o dia bebendo água e tomando banho. Fazer pelo menos 20 minutos de alguma ginástica pela manhã. Acordar e dormir mais cedo devem ser práticas rotineiras.

- Comer mais frutas frescas, saladas cruas, raízes ( cenoura, beterraba, mandioca, inhame, batatas...), carnes brancas em vez de vermelha, chá de hortelã, chá de frutas, chás hepáticos (carqueja, boldo, picão). Comer mel, clara de ovo, suspiro. Evitar café, refrigerantes tipo cola, excesso de temperos ardidos.

- Buscar com que o intestino funcione todos os dias, uma ou duas vezes.

- Procurar espaços abertos, pelo menos uma vez por semana, em campos, montanhas ou praias. Por mais esquisito que pareça, o ato de abraçar árvores é bastante eficaz para diminuir tensões. A árvore possibilita nosso contato com a madeira e a terra. Ajuda a drenar nossas tensões e a recarregar as nossas energias.

- Cultivar sentimentos nobres como generosidade e solidariedade, pois eles nos limpam, clareiam a nossa aura e minimizam o feio de nossos erros.

- Expandir horizontes, ser maleável a diversos gostos e não se preocupar em ter uma opinião definitiva. A fidelidade é para si mesmo.

- O trabalho é fundamental para a saúde  e a longevidade. Quem trabalha com prazer, fazendo o que gosta, envelhece mais tarde e encontra pouco espaço para lamentar fatos da vida.

- Os amigos têm caminhos, idéias e posturas que ampliam a nossa forma de ver e viver. Já a reclusão fecha horizontes, limita a vida. Cultive amigos.

- Após aborrecimentos, é aconselhável caminhadas e banhos de mar, rio, piscina ou chuveiro. A água descarrega, afaga, relaxa, limpa, às vezes, até a alma.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    hMBcjgTQxNrXL
    26/02/2012 09:04

    eu tenho uma chroorcinha ela e muito educada , nunca estragou nada e muito obediente, ela e a mel ,esta c/ 4 anos agora,mas quando eu ganhei ela tinha um mes. adoro ela , minha filhinha, abracos bjs.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: